quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Agentes de combate a endemias realizam mutirão em locais com risco de infestação

A equipe de agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde de Canavieiras promoveu nesta quarta-feira (14) um mutirão de limpeza no bairro da Birindiba, para a limpeza e eliminação de pontos propícios para o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika virus.

Segundo o supervisor geral dos agentes, Paulo Cattai, a ação ocorreu após uma reunião realizada no Centro Esportivo Julia Thomson, da qual participaram técnicos da Saúde, inclusive membros da próxima gestão. “Ficou decidido que o bairro da Birindiba, por ser o que possui o maior índice de infestação do município, seria o primeiro a receber o mutirão. São cerca de 920 imóveis, dos quais visitamos pelo menos 80 %”, explicou o agente.
Explica Paulo Cattai, no bairro da Birindiba, os dados referentes ao quinto ciclo realizado foram alarmantes. “Os índices de Breteau (IB) e de Infestação Predial (IIP) foram de 8,5 e 9,5 por cento, considerado de alto risco para uma epidemia. O IIP é quantidade de imóveis onde se encontram as larvas do mosquito. Já o índice de Breteau, é a quantidade de depósitos onde se encontram as larvas.”.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 1 e 3,9 representa situação de alerta, enquanto o superior a 4 indica o risco de surto. “No mutirão, encontramos uma grande quantidade de criadouros, que recolhemos com sacos de lixo. Na parte que trabalhei, me deparei com focos do mosquito transmissor das arboviroses”, acrescentou o agente.
Para o agente de combate a endemias, nessa época do ano o cuidado precisa ser redobrado. “Pesquisas já demonstraram que as epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, serão ainda maiores neste veráo, que foram na última temporada. A preocupação maior é com vírus chikungunya. Nesta quinta-feira, concluímos o trabalho na Birindiba e partimos, em seguida, para o bairro vizinho, o Antônio Osório, onde, naturalmente, o risco de infestação também é alto”, concluiu o agente.

(15-12-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...