quinta-feira, 24 de novembro de 2016

XIV Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia iniciará nesta sexta – feira

 
Um dos destaques da jornada será a apresentação das atualizações científicas do Congresso American Heart Association (AHA), maior congresso de cardiologia do mundo.

Iniciará nesta sexta – feira, 25, no auditório da Faculdade de Ilhéus, a XIV Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia. O evento segue até sábado, 26, e tem por objetivo discutir as mais recentes diretrizes da cardiologia do mundo, além de reunir grandes especialistas da medicina cardiológica do Brasil, na região sul da Bahia.
Um dos destaques da jornada será a apresentação das atualizações científicas do ano 2016 que ocorreram no Congresso American Heart Association (AHA), maior congresso de cardiologia do mundo. Serão abordadas as novas diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergências (ACE), que compõem a base de protocolos de ressuscitação de vidas usados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e no mundo inteiro. 


 O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, Nivaldo Filgueiras, será um dos palestrantes, tratando do tema ressuscitação cardíaca. Durante os dois dias de evento serão discutidos ainda temas como: insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e fibrilação atrial;  Assuntos relevantes publicados durante o ano de 2016: imagem cardiovascular, dislipidemias, doença arterial coronariana crônica, hipertensão arterial e síndrome coronariana aguda; além de conferências, desafio da cardiologia e discussões de casos clínicos. 
 “O evento traz além das novidades em tratamentos e diagnósticos, a oportunidade de trocarmos experiências com colegas cardiologistas e demais médicos de outras cidades e da região e proporcionar aos estudantes da área de saúde conhecimento técnico e científico”, afirma o presidente do evento, José Augusto Andrade. 
Para a médica, Maria Amália, Hospital São José, a realização da jornada é um momento muito enriquecedor para todos os participantes. “Sempre viajamos para congressos e jornadas em outros estados, esse fim de semana  será diferente, vamos receber os melhores especialistas de cardiologia do Brasil na região. É um momento ímpar, onde médicos, profissionais da área de saúde, estudantes e inclusive a população ganharão com esse evento”.

PALESTRANTES

A XIV Jornada de Cardiologia Sul da Bahia traz para a região cacaueira o que há de mais novo em pesquisas e estudos científicos cardiovasculares e reunirá os mais renomados palestrantes cardiologistas do Brasil. Dentre eles: Emerson Porto, Coordenador da Unidade Coronariana, do Pronto Atendimento, da Enfermaria de Pós-Operatório de Cirurgia Cardiovascular e do Estágio em Cardiologia da Fundação Bahiana de Cardiologia; Joberto Sena, Cardiologista Intervencionista, Diretor da Funcor/ SBC-Bahia.
 Luiz Ritt, Coordenador do setor de métodos gráficos e reabilitação Cardiovascular no Hospital Cardio Pulmonar e Preceptor Residência médica em Cardiologia - Hospital Santa Izabel; Marcos Barojas, Vice Coordenador U. Coronariana do Hospital Português, membro do Serviço de Insuficiência Cardíaca do H. Santa Izabel, Diretor Médico do Centro Terapêutico Máximo Ravenna - Salvador e Brasília.
Gilson Feitosa Filho, Doutor em Cardiologia pelo InCor/USP,  foi membro das Diretrizes do American Heart Association / ILCOR de Ressuscitação e emergências cardiovasculares no ano de 2010;  Mario Rocha, Ex Presidente da SBC-BA, Cardiologista pela USP Ribeirão Preto, Professor Adjunto Doutor da EBMSP, membro permanente da pós graduação da EBMSP, coordenador da unidade coronariana do português. Além de médicos especialistas da região, como: Dr. Ademir Medeiros, Fanny Gomes, Gustavo Duarte, Ana Paula Scher e outros.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta, 25, a abertura do evento será realizada ás 13h50 pelo presidente da XIV Jornada de Cardiologia Sul da Bahia, José Augusto Andrade. Das 14h ás 14h10h mesa redonda: atualização das mais recentes diretrizes (apresentação baseada em caso clínico, 14h:10 às 14h15 ressuscitação cardíaca, 14h15 ás 14h30 insuficiência cardíaca, 14h30 ás 14h45 infarto com supradesnível de ST, 14h45 ás 15h fibrilação atrial, 15h ás 15h10 discussão, 15h ás 15h30 intervalo, 15h30 ás 16h30 colóquio dirigido em hipertensão, 16h30 ás 18h mesa redonda com publicações de impacto do último ano.
Já no sábado, 26, a programação será iniciada ás 08h seguindo até ás 09h30 com a sessão pinga – fogo: situações de rotina no consultório do cardiologista; 09h30 ás 10h conferência – embolia pulmonar- estado da arte; 10h ás 10h20 intervalo, 10h20 ás 12h discussões de casos clínicos e debates.
O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção da Bahia, Faculdade de Ilhéus e Universidade Estadual de Santa Cruz. Patrocínios da Medicina Nuclear - IMEN, Intercor Bahia (Hemodinâmica), ClínicaAssistência Multidisciplinar em Oncologia - AMO, Unicred, Torrent, Boehiringer Ingelheim, Libbs, Biolab Farmacêutica, Novartis, Ache, e EMS laboratório. 


Por - Meire Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...