segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Secretaria de Saúde coopera para o sucesso do Mutirão do Diabético


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram a diferença durante a 12ª edição do Mutirão do Diabético, no sábado, dia 25, na Praça Rio Cachoeira, em Itabuna. O evento, uma das mais importantes ações de prevenção e tratamento do diabetes no sul da Bahia, foi organizado pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), com o apoio da Prefeitura de Itabuna, de voluntários e de empresas públicas e privadas.


Na noite de sexta-feira houve o lançamento oficial no Tarik Fontes Plaza Hotel reunindo autoridades médicas de Itabuna e de outras partes do país, além de representantes de instituições públicas, a exemplo do Ministério da Saúde. Na abertura, o médico Rafael Andrade exibiu um vídeo com a história do mutirão, lançado em 2004, sua evolução, repercussão e referência e destacando os parceiros considerados peça fundamental para o sucesso.


O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, fez um rápido pronunciamento quando disse que sentir-se pequeno diante da grandeza do Mutirão do Diabético, mas também falou do orgulho que sentia em ter participado desde a primeira edição. “O Mutirão é exemplo de motivação, evolução e um grande legado do médico Rafael Andrade para nossa população. Esse chamamento é uma oportunidade a nós mesmo, do conhecimento de si próprio para cuidar dos outros e isso não tem preço”, sentenciou.

    Um dos convidados do Mutirão, o Professor Doutor Rubens Belfort Júnior, atual presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia, compartilhou a fala do secretário, ao afirmar que “Doutor Rafael dá sentido à vida da gente pelo seu entusiasmo, pela ação e dedicação sem visão de lucro, num trabalho realmente completo, bem feito, carismático, que agrega parceiros”.

    Além de exames preventivos, orientação e encaminhamento para tratamento dos portadores do diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu alguns serviços como testes de pressão arterial, hanseníases, hepatite C, teste para detecção do diabetes infantil por meio do programa Ei, Psiu!, da Unidade Básica de Saúde Fátima II, dentre outros. Contou ainda com a participação de vários profissionais do Departamento de Atenção Básica, Agentes Comunitários e de outros setores como a Organização pela Procura de Órgãos (OPO) que funciona no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Por: Rosi Barreto
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...