sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Secretária da Saúde de Canavieiras participa de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR)

A Comissão Intergestores Regional (CIR) de Ilhéus e Itabuna promoveu, na última terça-feira (22), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Ilhéus, uma reunião conjunta com os gestores da macrorregião Sul. O objetivo foi tratar da Transição da Gestão Municipal da Saúde, e as orientações foram dadas pela secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, e a  secretária da Saúde de Floresta Azul, Domilene Andrade, coordenadoras da CIR Ilhéus e CIR Itabuna, respectivamente.

A reunião contou com a presença do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas e dos seguintes gestores municipais de Saúde: Roberta Barros (Canavieiras); José Antônio Ocke (Ilhéus); Michele Fernandes (Uruçuca); Renilda Teles (Una) Clicia Nogueira (Arataca) e Moisés Lapido (Mascote); Paulo Bicalho (Itabuna); Vanuza Mafra (Santa Cruz da Vitória); Cristina Góes (São José da Vitória); Waldson Souza (Aurelino Leal); Muriel Nascimento (Ibirapitanga); Sônia Maria (Itapé); Domilene Costa (Floresta Azul); Alessandra Borges (Coaraci); Neuza Maria (Almadina).


Segundo Roberta Barros, o mesmo assunto foi abordado no Seminário de Encerramento de Gestão 2016 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), que aconteceu na capital baiana, nos dias 10 e 11 de novembro. “Para os gestores que não puderam participar, preparamos esta apresentação, com os principais esclarecimentos acerca do encerramento das gestões, a exemplo das documentações necessárias a serem fornecidas”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras.

Em sua apresentação, Roberta Barros abordou interlocução com os órgãos fiscalizadores. “A Resolução 1311-12, do Tribunal de Contas dos Municípos do Estado da Bahia disciplina as providências a serem adotadas pelos municípios para a transmissão de cargos de prefeitos municipais e presidentes de Câmara. Nós enfrentamos uma série de percalços e é preciso que estejamos bem assessorados para encarar os desafios”, disse Roberta.

Nesta fase, acrescentou Roberta Barros, “é preciso ressaltar a importância do comprometimendo com a causa pública, a necessidade de atenção aos procedimentos legais e a interdependência entre os municípios no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras, encerrando sua apresentação.

A presidente do COSEMS/BA e secretária municipal de Saúde de Itacaré, Stela Souza destacou a realização do Seminário promovido pelo Conselho. “Sobretudo pela relevância dos temas abordados e a necessidade de que os gestores estejam atentos aos procedimentos de finalização de mandato. Nosso objetivo é orientar e qualificar os gestores e técnicos para que trabalhem em consonância com as leis que regem o SUS. Isso é muito relevante e reflete diretamente na qualidade dos serviços que são ofertados à população”, afirmou.
Por-Walmir Rosário






(25-11-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...