quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Prêmio Caymmi de Música inscreve até 04 de dezembro


Músicos, compositores, intérpretes e produtores têm até o próximo dia 04 de dezembro para inscrever seus trabalhos no Prêmio Caymmi de Música – 2ª edição. Dedicado aos novos artistas da música da Bahia, a premiação é aberta a todos os artistas baianos ou que residam no estado há pelo menos três anos. As inscrições podem ser feitas pelo portal www.premiocaymmi.com.br


Fazendo uma homenagem à Tropicália, o Prêmio conta com as categorias principais: Música (Canção e Instrumental), Show e Videoclipe. Já entre as subcategorias: em Música – Intérprete Vocal, Intérprete Instrumental, Arranjo e Produção Musical; em Show – Intérprete Masculino, Intérprete Feminina, Instrumentista, Direção Artística, Direção Musical, Destaque Técnico, Banda/Grupo/Orquestra, Produção e Revelação; em Videoclipe – Direção, Fotografia, Produção e Roteiro.

Nesta edição, além da noite de premiação – prevista para acontecer em julho de 2017 no Teatro Castro Alves –, os Festivais Caymmi de Música irão ocupar espaços públicos de Salvador entre fevereiro a maio do próximo ano. Serão oito dias de shows com artistas concorrentes ao Prêmio e pré-selecionados pela comissão julgadora.

Passeio Público, Parque da Cidade, Plataforma e Rio Vermelho receberão, além de música, outras manifestações artistas aliadas ao trabalho de grupos e coletivos urbanos já atuantes na cidade.

Com realização da Via Press Comunicação e Eventos, o Caymmi conta com patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, parceria da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da BAND Bahia, Band News FM, TVE e Rádio Educadora.

Segunda edição
Com direção artística de Márcio Meirelles, a segunda edição do Prêmio Caymmi de Música conta com nomes como Juliana Ribeiro, Jarbas Bittencourt, Alexandre Leão, Rowney Scott e Luciano Matos na comissão julgadora. Esta edição traz também direção musical assinada a quatro mãos pelos músicos João Meirelles e Ronei Jorge.

Nesta edição, o Prêmio ganha trilha musical original inspirada na canção Tropicália com os acordes marcantes da Baiana System, que mistura a guitarra baiana com a cultura dos soundsystems. O grupo é representante maior dos ‘novos tropicalistas’ desta geração da música da Bahia.

O cenário dos Festivais Caymmi de Música, que tem assinatura de Lia Cunha, fará uma homenagem ao baiano Rogério Duarte, um dos criadores do movimento e responsável pela estética tropicalista. No palco, os artistas se apresentarão na ‘Cúpula’, última obra criada pelo artista. “Ele costuma chamar esta obra de autorretrato, pois o representava, com suas várias faces, vários eus”, conta Diogo Duarte, filho do artista plástico, músico, compositor e escritor. 

Movimento Caymmi – Festivais e Coletivos
O Prêmio Caymmi se inspira neste novo mundo, de colaboração, cuidado, fazer e multiplicidade, para criar o Movimento Caymmi. Durante quatro finais de semana, entre os meses de fevereiro e maio de 2017, em oito dias de ocupação de praças e espaços públicos da cidade, o Festival Caymmi de Música não será só um espetáculo, mas sim um movimento coletivo de artes. Tendo a música como elemento de ligação, como elo de confluência, os festivais terão o trabalho dos coletivos artísticos, culturais, sociais e ambientais já atuantes na capital como o fio condutor das ações desenvolvidas nessas ocupações. Além de arte, em suas diversas vertentes, os festivais vão destacar o pensamento colaborativo e o consumo consciente. Os festivais acontecem, sempre sábado e domingo, nos dias 11 e 12 de fevereiro, 11 e 12 de março, 8 e 9 de abril e 13 e 14 de maio.

Noite de Premiação
Em um tributo à Tropicália, o Prêmio Caymmi de Música desembarca, mais uma vez, com a sua noite mais significativa no coração de Salvador, o centro da cidade. O Teatro Castro Alves recebe a noite de premiação pelo segundo ano consecutivo. Prevista para julho de 2017, a celebração reconhece os novos talentos da música e gratifica sua atuação, gerando mídia espontânea e divulgação, beneficiando não só os premiados, mas toda a cadeia artística da música na Bahia.

Primeira Edição
Na sua primeira edição, o Prêmio Caymmi de Música contou com 298 inscritos nas categorias Show, Videoclipe e Música (Canção e Instrumental) e público total de aproximadamente oito mil pessoas entre Festivais e Premiação. Entre os premiados, nomes importantes da nova música baiana como Tuzé De Abreu, grupo Ifá Afrobeat, Larissa Luz, Tito Bahiense, Coletivo di Tambor, Toco Y Me Voy, entre outros.

Por - Gabriel Camões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...