quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O ÚLTIMO ADEUS DE SELEM RACHID ASMAR

 O sociólogo Selem Rachid Asmar 74 anos de idade que faleceu na manhã de ontem (2), em Itabuna, vitima de um câncer de pâncreas, no Hospital Calixto Midlej Filho e, que lutava contra enfermidade há cerca de dois anos, seu corpo foi sepultado hoje (3), as 10h,no Cemitério do Campo Santo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. 
O professor e Sociologia Selem, participava da equipe da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e servidor aposentado da Ceplac. Foi secretário de Planejamento de Ilhéus em 2005,  diretor do Centro de Cultura Adonias Filho e  diretor de Cultura, também, de Itabuna.

Selem, era de origem mineira e aqui constituiu muitas amizades e amava Itabuna, mesmo não sendo seu filho.  Deixa esposa, Kátia Asmar e dois filhos: Kayla e o médico Asmar Brandão. Com a paixão pelo sul da Bahia, escreveu vários artigos sobre política e economia regional, também sendo autor de obras como Sociologia da Microrregião Cacaueira. O professor também dirigiu a FTC de Itabuna por mais de três anos, quando o campus sul-baiano foi inaugurado, em 2000.


Foi o criador da celebre frase: “Pobre região rica” referindo-se a riqueza do cacau, que nunca souberam aproveitar.

NOTA DE PESAR

     
A direção da Rede de Ensino FTC recebeu com profundo pesar a notícia do passamento do Professor Selem Rachid Asmar, de 74 anos, ex-diretor geral da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, ocorrido na manhã na última quarta-feira (2).
     
Sociólogo e escritor, Selém Rachid foi um dos fundadores a unidade itabunense da Rede FTC, no ano de 2001, e como seu primeiro diretor geral esteve responsável pelo projeto de consolidação da Faculdade no Sul da Bahia durante quatro anos.
     
Lembrado pela direção da Rede de Ensino por sua capacidade de promover a articulação da FTC com os diversos segmentos da sociedade grapiúna, Professor Selem deixa um legado inestimável para o Sul da Bahia, por meio de suas obras, a exemplo da   Sociologia da Microrregião Cacaueira, na qual retratou como ninguém antes a realidade sociopolítica e econômica da “POBRE REGIÃO RICA”, como ele próprio a denominou.
     
No ano de 2012, Selem Rachid foi condecorado com o Mérito Educacional FTC, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento regional através da Educação. A direção da Faculdade decretou luto oficial de três dias na comunidade acadêmica.
  
Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Itabuna
03 de novembro de 2106


MOÇÃO DE PESAR
Consternado com o falecimento nesta data do profesor Selem Rachid Asmar, 74 anos, ex-secretário municipal de Cultura, doutor em Sociologia, com graduação em Direito e Ciências Políticas, pesquisador, escritor, ex-diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna e da Selem Sondagem de Opinião, em nome do povo de Itabuna, manifesto meu profundo pesar à sua família, amigos, alunos e ex-alunos e colegas. Deus saberá confortá-los nesta hora de dor, mas de passagem como nos ensina a Biblia.

Doutor Selem prestou inestimável colaboração à Itabuna e à Região Cacaueira da Bahia através da pesquisa. Seja como ex-funcionário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) ou do extinto Conselho Nacional dos Produtores de Cacau (CNPC) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), seja como escritor com dezena de trabalhos científicos e livros publicados sobre a lavoura cacaueira e nossa sociedade.

Natural de Perdão, Minas Gerais, doutor Selem morava em Itabuna a cerca de 50 anos, tendo sido um irrequieto, competente e inovador estudioso dos aspectos antropológicos, sociológicos, econômicos e filosóficos da Região Sul da Bahia em que fixou raízes. Há dois anos, Selem Rachid lutava contra um câncer no pâncreas. Casado, deixou dois filhos: Kaila e Selem Asmar Filho.

Itabuna (BA), 2 de novembro de 2016.
Claudevane Moreira Leite

Prefeito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputado quer CPI para apurar fraude dos respiradores fantasmas

Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) (Foto: Agência Câmara) Objetivo é apurar possível fraude nos recursos destinados à compra de respiradores Do -...