sábado, 26 de novembro de 2016

Desconhecimento Mórbido

Desconhecimento Mórbido

Joselito dos Reis....................................................................................

A classe dominante de Itabuna é triste!  No último dia 19 de Novembro completou um ano que deixamos, à nossa revelia, o quadro funcional da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI. Uma entidade que aprendemos a admirá-la e a gostar.  Naquele instituição centenária ingressamos na então gestão do empresário Milton Veloso, em agosto de 1994. Éramos encarregados da divulgação dos seus eventos e o responsável, todas as segundas-feiras, às 19h,pela feitura de sua Ata das reuniões.  

De lá, para cá, passamos pelas gestões de Helenilson Chaves (2), que o considero o melhor presidente dos últimos anos; Ubirajara Ribeiro Coelho (3); Silvio Roberto Souza de Oliveira; Eduardo Fontes Neto; Luís Ribeiro e Ronaldo Abude, que pediu nossa cabeça! Um motivo, que não sabemos, até os dias de hoje, o porquê. Nesses cerca de 20 anos, mesmo não tendo poder de voto na entidade, conseguimos contar com a compreensão de alguns presidentes e diretores. Com exceção de um diretor (Mata!) que cortou o nosso 13º salário. Conseguimos, por exemplo, sensibilizá-los para dá o nome do auditório, ao saudoso amigo, jornalista, publicitário e contador, Cristovão Crispim Colombo de Carvalho, na época de Helenilson Chaves, quando contamos com o grande prestígio do senhor Ivann Krebs Montenegro (nosso amigo), homem de letras e presidente da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL. 

Não paramos por ai... E queríamos instalar também a “galeria dos fundadores e ex-presidentes da instituição!”. Chegamos a iniciar um trabalho para sua instalação, ao lado de Waldyr Montenegro Matos Júnior que, a exemplo, de Ivann Montenegro (Seu Primo), era Secretário Executivo, na gestão de Luiz Ribeiro. Apesar da nossa ideia e projeto nosso há algum tempo. Com o presidente Luís Ribeiro chegamos a fazer pesquisa de um ano, nos arquivos públicos de Ilhéus e Itabuna, além do Cedec/UESC, quando a ideia foi ampliada, com a riqueza do material encontrado, para o lançamento de um livro da “história/cultural e serviço da ACI”, mas o projeto foi interrompido com a minha saída e a de Waldyr Montenegro da instituição. Isso também porque Luís Ribeiro resolveu não sair para a reeleição! Mas, mesmo assim, conseguimos recolher um farto material que, com a força divina, um dia, mesmo contando com a incompreensão dos dirigentes daquela casa, vamos dar um grande presente a Itabuna, pois tudo começou com a União Comercial, inclusive a nossa emancipação de Ilhéus, fundada em 14 de Maio de 1908, conforme a sua primeira ata. Depois a União, passou a se denominar: Associação Comercial de Itabuna e hoje Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI (Mudança da marca na gestão de Silvio Roberto). Entidade de serviços incalculáveis que no último dia 14 de junho, completou 108 anos de existência.

É uma pena que a entidade, em sua total maioria, só eleja gente pensando em status ou promoção pessoal.      

“Ninguém é dono de nada, nem mesmo do seu próprio corpo!” jrs.   
   
*Joselito dos Reis

É poeta e jornalista      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...