quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ausência de laudo sobre qualidade da água preocupa vereadores

Ausência de laudo sobre qualidade da água em Itabuna preocupa vereadores

O vereador Jairo Araújo (PCdoB) questionou se a água distribuída pela Emasa à população de Itabuna está adequada para beber. De acordo com Araújo, é impossível atestar a qualidade da água sem que a Emasa emita laudo técnico. “Você não define a qualidade no olhômetro”, criticou. O parlamentar sugeriu formar comissão para ir à Emasa e à Vigilância Sanitária de Itabuna. 


Em aparte, Zé Silva (PSDB) reforçou a preocupação com a turbidez da água. Silva cogitou que o problema poderia estar associado a deficiências no tratamento químico da água. Segundo o parlamentar, que já foi diretor comercial da Emasa, a empresa municipal possui atualmente dívida superior a R$ 4 milhões com fornecedores desses produtos químicos.

Projeto da igualdade racial

O Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Comprir) de Itabuna foi aprovado em primeira discussão, por maioria simples, nessa quarta, 09. O projeto do vereador Pastor Francisco (PRB) voltará para última votação na próxima sessão ordinária. O Comprir é um órgão colegiado de caráter permanente e tem missão fiscalizatória, consultiva e deliberativa.

Francisco ressaltou que, desde 2013, Itabuna tem comitês gestores voltados à causa da igualdade racial, mas defendeu a consolidação de políticas mais efetivas, alinhadas com as legislações federal e estadual. “Fazia-se necessária a instituição de um órgão de controle e apoio que garantisse a participação também da sociedade civil organizada”, argumentou o parlamentar.
Pelo projeto de lei, o Comprir terá 13 representantes eleitos de instituições sociais ligadas prioritariamente, dentre outros seguimentos, ao Movimento Negro, Trabalhadores, Educação, Juventude, Mulher, Cigano. Alguns militantes desses movimentos, inclusive, acompanharam a sessão ordinária bem como o secretário de Assistência Social, Evandro Filho.

foto: Pedro Augusto Benevides
Da Assessoria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...