segunda-feira, 17 de outubro de 2016

TRE e TSE vão definir os rumos da sucessão em Itabuna

Fernando Gomes está confiante em uma decisão positiva. Afinal de contas,
a Justiça deverá levar também em consideração a vontade soberana de um
povo 
Itabuna não terá segundo turno, mas convive com a possibilidade de uma nova eleição, pois, com a candidatura indeferida, o ex-prefeito Fernando Gomes (DEM), que tenta o quinto mandato, obteve o maior número de votos em Itabuna,  somando 34.152 votos, o  que representa 47,94% do eleitorado, mas pode ter sua eleição impugnada pelo TRE ou TSE.
  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até este domingo (2) 522 recursos sobre o processo eleitoral,  71 são relacionados aos registros de candidatos a prefeito e 428, de postulantes ao cargo de vereador.

Fernando  Gomes responde segundo o TRE a quatro condenações do Tribunal de Contas da União (TCU). O  candidato entrou com recurso da decisão e deve ser julgado até o dia 19 de dezembro, data limite para ter a candidatura acatada pelo órgão, ou encaminhar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Os votos do candidato foram registrados em separado.
Advogados consideram que caso tenha os pedidos aceitos, Fernando Gomes assume a prefeitura como candidato mais votado na eleição. Caso os recursos sejam negados, deverá ser realizada uma nova eleição em data a ser definida pelo TRE. Se nada for decidido no início de  2017, o novo  presidente da Câmara de Vereadores deve assumir o cargo de prefeito até a decisão judicial definitiva ou  realização de um novo pleito.
Também concorreram em Itabuna  outros oito candidatos, entre os quais Dr. Mangabeira (PDT), que ficou com 26,41% dos votos válido superando políticos profissionais como o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), com 25,13% dos votos; além dos ex-prefeitos Capitão Azevedo (PTB), com 24,22% e Geraldo Simões (PT) com 11,38%; bem como Davidson Magalhães (PC do B), que é suplente de deputado federal e  teve 8,38% votos. Já  Zé Roberto (PSTU) somou 3,04%; Coronel Santana (PTN), que foi deputado estadual, ficou com 0,99% e Mister Cuca (PSOL), com 0,44%.
Informações do jornal agora-online.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...