segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Quinze partidos ocuparão as 21 cadeiras do Legislativo grapiúna

A próxima legislatura da Câmara itabunense terá 15 partidos políticos, conforme o resultado das urnas nesse domingo, 02. Individualmente, as legendas mais votadas foram o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 11.628 votos e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), 10.819. Cada um ocupará duas cadeiras: os comunistas são Aldenes Meire e Jairo Araújo; e os tucanos, Chico Reis e Beto Dourado.  

De uma coligação com 14.438 votos, os partidos da República (PR), Republicano Brasileiro (PRB) e da Mobilização Nacional (PMN) terão um vereador cada: Ninho, Pastor Francisco e Ronaldão, respectivamente. Já do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) saíram Antônio Cavalcante e Milton Gramacho, respectivamente (a coligação somou 11.325 votos).


Quem também terá representação em dupla são as bancadas Popular Socialista (PPS), com Nel do Bar e Ricardo Xavier; Humanista da Solidariedade (PHS), Junior do Trator e Baba Cearense; além da Trabalhista Brasileiro (PTB), que vem com Charliane Sousa e Chicão. Com chapa única no pleito, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) contabilizou 7.870 votos e garantiu uma cadeira para Alex da Oficina e outra para Zico.

Por fim, as quatro vagas restantes foram igualmente distribuídas entre o Partido dos Trabalhadores (PT), que será representado por Junior Brandão; o Partido Verde (PV), por Manoel Junior; o Partido Progressista (PP), por Robinho; e o Partido Democrático Brasileiro (PDT) que elegeu Enderson Guinho. Do quarteto partidário acima apenas o PDT não formou coligação conseguindo nessa condição 5.899 votos.


catorze vereadores novatos

Renovação da Câmara Municipal chega a 66% com sete reeleitos
Por meio do voto direto, mais de 105 mil itabunenses renovaram em 66% o Poder Legislativo e reelegeram, por tabela, sete dos parlamentares que estão no exercício do mandato. Os 21 vereadores eleitos hoje (02/10) serão diplomados em dezembro pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA). A posse deles está marcada para 1º de janeiro de 2017 perante a Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Entre os reeleitos estão o atual presidente da Câmara, Aldenes Meire (PC do B), Pastor Francisco (PRB) e Ronaldão (PMN). Dentre os novatos, os mais bem votados foram Ninho (PR), com 1.883 votos, Junior do Trator (PHS) com 1.449 e Manoel Junior (PV), detentor de 1.219 votos.

A presença feminina na próxima legislatura será menor que na atual. Hoje, as mulheres são representadas no parlamento itabunense por Valéria Morais (Solidariedade) e Maria do Carmo Ferreira (Democratas), nenhuma delas se reelegeu. A partir de janeiro, a bancada das mulheres será composta apenas pela vereadora estreante Charliane Sousa (PTB), que alcançou 827 votos.

Da assessoria
Por: CO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...