quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Palestras técnicas sobre cadeia produtiva do cacau marcaram o II Encontro de Produtores

 Palestras técnicas, informações e debates interativos marcaram o II Encontro de Produtores e Técnicos sobre a Cadeia Produtiva do Cacau. O evento reuniu no último dia 18, produtores rurais, técnicos ligados à cadeia produtiva do cacau, secretários municipais de agricultura e presidentes de sindicatos rurais, que lotaram o auditório Hélio Reis, do Centro de Pesquisas da Ceplac.


Os produtores e demais participantes, foram recepcionados com mensagem proferida  por Adonias de Castro, Superintendente da Ceplac para BA e ES em exercício agradecendo a presença de todos. “A Ceplac é a casa do produtor rural e estamos aqui para ouvir e também transferir informações sobre as novas tecnologias do cacau”.



A programação teve início pela manhã com a palestra de abertura: “Gestão e reestruturação da Ceplac”, proferida pelo diretor adjunto do Mapa/Ceplac, Edmir Ferraz, na oportunidade representando o Diretor Geral, Sergio Murilo. “A questão da reestruturação passa necessariamente por uma compreensão maior do próprio governo e das suas estruturas, e também do nosso papel como servidores, o que nós queremos da CEPLAC e como a queremos; enfim, buscando sempre a melhoria do atendimento ao produtor, nosso principal cliente”.


Ferraz comentou também que “A questão da gestão é inerente a todos nós da Ceplac, porque cada vez mais temos que buscar mecanismos e processo de melhoria da nossa gestão, com melhor eficiência dos gastos públicos, das nossas ações e dos nossos projetos, que independe de momentos”.


Em seguida o coordenador de Pesquisas do Mapa/Ceplac, José Marques Pereira, falou sobre as “Diretrizes e Programa de Pesquisa do Cepec”. E na sequencia os pesquisadores da Ceplac José Luis Pires e Uilson Vanderlei Lopes discorreram sobre “Melhoramento Genético do Cacau: avanços e variedades disponibilizadas. Melhoramento preventivo”.
 

Fechando o ciclo de palestras na parte da manhã tivemos: “Fertilidade de solo e novas recomendações de adubação para cacau. Produção intensiva”, com os pesquisadores George Sodré e Ivan Costa e Sousa; “Mecanização das cacauicultura: onde estamos e para onde poderemos ir”, com o pesquisador José Basílio Vieira; “Avanços tecnológicos na produção de mudas de cacau”, por George Sodré.

Na parte da tarde o encontro teve desdobramento com as seguintes palestras: “Avanços no controle e prevenção de doenças do cacaueiro”, com os pesquisadores Karina Peres Gramacho, Givaldo Rocha Niella e Marival Lopes de Oliveira; “Avanço no controle de pragas do cacaueiro e polinização artificial do cacaueiro”, com Kazuiky Nakayama; “Qualidade do cacau, cacau fino e analise sensorial”, com Neyde Alice Bello e Carlyle Brito; “Novo modelo de gestão para assistência técnica e extensão rural”, com Adonias de Castro.

 

Antes de encerrar o encontro os produtores e demais participantes tiveram oportunidade de debater, esclarecer suas principais dúvidas e encaminhar suas proposições junto aos dirigentes e palestrantes da Ceplac.
Na opinião do produtor de cacau, Pedro Magalhães, proprietário da fazenda “Lagedo do Ouro”, em Ibirataia, o encontro foi muito proveitoso. “Colocamos em dia toda a parte das inovações feita pela Ceplac e nos atualizamos sobre as novas técnicas desenvolvidas pelo órgão. Os temas das palestras foram muito interessantes para nós produtores, portanto parabenizo a Ceplac pelo empenho de seus técnicos e dirigentes”.

Ao final, o Diretor Adjunto e Coordenador Geral de Pesquisas e Extensão Rural do Mapa/Ceplac, Edmir Ferraz, definiu o encontro envolvendo produtores e técnicos como “um momento sublime e de grande oportunidade  para ouvir o produtor e conhecer seus anseios e necessidades. Devemos trabalhar sempre juntos e caminhar numa mesma  direção, afinal os nossos interesses eles são  comuns e nós queremos oferecer a tecnologia para que se produza mais cacau e a responsabilidade  do produtor é produzir cacau com base nas  tecnologias recomendadas  pela CEPLAC”.

O encontro, na opinião de um dos organizadores, o pesquisador José Marques Pereira, superou totalmente as expectativas. “Os produtores lotaram o auditório do Cepec e interagiram com os palestrantes numa demonstração de interesse pelas temáticas abordadas na programação. Isso motiva a Ceplac a promover outros encontros nesse formato e também a utilizar todas as indicações, sugestões e comentários que surgiram para o aperfeiçoamento do nosso trabalho”.


Um dos palestrantes, o pesquisador Uilson Vanderlei Lopes,  ressaltou que o evento foi “uma grande oportunidade de  mostrar o que nós estamos fazendo  e o nosso progresso nas várias áreas de pesquisas. Desenvolvendo variedades de cacau cada vez mais produtivas e ampliando o leque de tipos  de variedades, não só variedades clonais, mas no futuro variedades híbridas e com resistência a monilíase”.

Superintendência do Mapa/Ceplac para BA e ES
Jornalista: José Carlos Peixoto
Reportagens: Luis Fernando e José Hamilton
Fotos: Águido Ferreira
Assessoria de Comunicação da Ceplac
Thursday, 10/20/2016

“A Ceplac sempre será um instrumento relevante para o desenvolvimento regional”
 
A declaração é do cacauicultor e presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, ao avaliar positivamente o II Encontro de Produtores e Técnicos sobre a cadeia produtiva do cacau, promovido pelo Mapa/Ceplac no último dia 18 de outubro.


Ele salientou também que “a expectativa do produtor rural sempre foi muito grande na produção de tecnologia por parte da Ceplac, e ela sempre colaborou de maneira expressiva para o desenvolvimento da região e do produtor de cacau em especial”.
Ainda sobre a Ceplac, Andrade apontou ainda: “necessitamos das suas pesquisas, treinamentos e resgatar uma extensão mais moderna e ativa junto ao campo. Para isso precisamos caminhar cada vez mais juntos a Ceplac e lutar ainda mais pelo seu fortalecimento”.
Com relação aos movimentos para fortalecer a cacauicultura, Andrade disse que a entidade que preside, “Juntamente com a Associação dos Produtores de Cacau, Instituto Pensar Cacau, o movimento “Somos Todos Cacau” e cooperativas, estamos vivendo um momento de união buscando através de ações junto as esferas governamentais e políticos, o fortalecimento da cadeia produtiva do Cacau”.
O evento reuniu no auditório Hélio Reis, do Centro de Pesquisas da Ceplac, grande número de produtores rurais, técnicos ligados à cadeia produtiva do cacau, secretários municipais de agricultura e presidentes de sindicatos rurais, com o objetivo de divulgar informações geradas pelo órgão sobre a tecnologia do cacau, visando aumentar a produtividade das lavouras e a competitividade da cadeia produtiva.


Outro que ressaltou a importância do encontro foi o produtor Alfredo Landim, proprietário da fazenda  Cariri em Una e  presidente da Cooperativa Agro Industrial de Cacau  e Chocolate em Ilhéus. “Valioso para nós produtores, pois a Ceplac mostrou desde o plantio, os experimentos e toda a técnica envolvida na  produção de cacau. Entendemos que o produtor tem que ser motivado a investir nas cooperativas inclusive através de um fundo que as instituições do cacau já estão pensando em criar. Somente com a união nós conseguiremos o sucesso e  principalmente contando com o apoio total da Ceplac, ressaltou Landim”.


Após a palestra de abertura: “Gestão e reestruturação da Ceplac”, proferida pelo representante do Diretor do Mapa/Ceplac, Edmir Ferraz, a programação teve sequencia durante todo o dia com diversas palestras técnicas.
Ao final, os produtores fizeram questionamentos e colocaram suas proposições aos pesquisadores e dirigentes da Ceplac, num debate de alto nível e considerado proveitoso por todos envolvidos.
O Diretor Adjunto e Coordenador Geral de Pesquisas e Extensão Rural da Ceplac, Edmir Ferraz, reconheceu o alto nível dos debates e proposições. “Tudo muito salutar, mesmo com os problemas mais agudos da cacauicultura evidenciados, o importante é que ao final, os produtores, indistintamente, reconheceram o esforço da Ceplac na busca do desenvolvimento regional”.


“Percebemos e destacamos em nossa palestra, a necessidade de se criar mecanismos mais eficientes e duradouros de aproximação com o produtor rural, aprimorando as inter-relações de todos os atores da cadeia produtiva, incluindo nesse contexto a forte participação do setor industrial”, enfatizou Ferraz.
O coordenador de Pesquisas do Mapa/Ceplac, José Marques Pereira, que coordenou a organização do evento, destacou que “foi uma oportunidade ímpar para apresentação de resultados para a inovação tecnológica da cacauicultura, com abordagem dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas pela Ceplac nas diversas áreas do conhecimento”.

Superintendência do Mapa/Ceplac para BA e ES
Jornalista: José Carlos Peixoto
Reportagens: Luis Fernando e José Hamilton
Fotos: Águido Ferreira
Assessoria de Comunicação da Ceplac 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...