segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MEL DA BAHIA É DESTAQUE NACIONAL

Produção de mel na Bahia é destaque no cenário nacional

PROD-MEL
O mel da Bahia vem se destacando entre os estados brasileiros.  Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste mês de outubro, a Bahia ocupa agora o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste.
No ranking nacional, a Bahia saltou do 7º lugar para 3º lugar, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano.
A Bahia possui atualmente 20.000 apicultores, sendo 99% da agricultura familiar. São destaque em produção de mel os Territórios de Identidade Semiárido Nordeste II, Extremo Sul, Sisal, Velho Chico e Sertão São do Francisco, que conta com o  município de Campo Alegre de Lourdes, o que possui o maior número de apicultores da agricultura familiar do estado.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância dos avanços na produção de mel na Bahia, ressaltando dois aspectos que contribuíram, de forma significativa, para esse resultado, de um lado, o Estado, com a execução de políticas públicas que vêm garantindo acesso ao crédito, assistência técnica e apoio à comercialização e do outro, as associações e cooperativas de apicultores e meliponicultores.
“Temos que reconhecer a importância do Estado e dos produtores organizados. É uma vitória do Estado, apicultores e meliponicultores, pesquisadores. Os dados comprovam que com a qualificação do produto, aumento da produção, da produtividade, investimentos em tecnologia, inovações e acesso ao crédito, foi possível alcançar esse resultado. E poderemos fazer isso com a caprinovinocultura, mandiocultura, fruticultura e outras cadeias produtivas na Bahia”.
A coordenadora de Apicultura e Meliponicultura, da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Marivanda Eloy, reforça que “a oferta de assistência técnica e extensão rural direcionada à cadeia produtiva do mel, implantação de unidades de beneficiamento, e o trabalho realizado pela Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura da Bahia, além da aplicação adequada dos recursos, são algumas das ações que também contribuíram para o avanço da produção de mel no estado”.
Intervenção do Estado
Nos últimos nove anos, o Governo do Estado vem investindo em ações de fortalecimento da cadeia produtiva de apicultura, com a implantação de 87 Unidades de Beneficiamento do Mel (UBM). Outras 31 estão conveniadas, em fase de execução e 12 unidades serão instaladas por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR), com financiamento do Banco Mundial, visando garantir assistência técnica, aquisição de veículos e equipamentos, entre outras ações.
O Bahia Produtiva já assinou convênios com 53 instituições representativas da agricultura familiar, com valor global de até R$ 20 milhões, por meio de seleção do Edital de Apoio à Apicultura e Meliponicultura, atendendo, em todo o estado, 3.600 produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...