quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Declínio do PT na Bahia

Declínio do PT na Bahia torna Rui Costa ainda mais dependente de Otto Alencar


O PT de Rui Costa caiu de 92 prefeituras em 2012 para 39. O PSD de Otto Alencar pulou para 82 prefeitos eleitos em 2016.
O PT de Rui Costa caiu de 92 prefeituras em 2012 para 39. O PSD de Otto Alencar pulou para 82 prefeitos eleitos em 2016.
A vitória expressiva de ACM Neto em Salvador e a conquista do Democratas (DEM) em Camaçari (maior cidade da Região Metropolitana de Salvador) não enfraquecem o governador Rui Costa (PT) para sua possível tentativa de reeleição em 2018, quando ele provavelmente terá como principal adversário ACM Neto.
Essa é a avaliação que faz o professor de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Joviniano Neto. Em entrevista ao jornal Tribuna, ele analisou que pouco mais de 60% do total do eleitorado baiano está espalhado em cidades que têm menos de 50 mil eleitores.

Ainda de acordo com o especialista, somente 24 das 417 cidades baianas têm colégio eleitoral considerado grande. Joviniano afirma que “sem dúvida” ACM Neto se tornou “candidato natural” da aliança DEM-PMDB-PSDB ao governo do Estado em 2018, mas pondera que a queda acentuada do PT no número de prefeitos eleitos neste ano (saiu de 92 em 2012 para 39 em 2016) não reflete em enfraquecimento automático de Rui Costa.
O cientista político avalia, contudo, que o declínio do PT torna o governador ainda mais dependente do PSD (Partido Socialista Democrático), do senador Otto Alencar; e do Partido Progressista (PP), do atual vice-governador, João Leão. PSD é o partido que mais elegeu prefeitos neste ano, 82 no total. O PP ficou na segunda colocação, com 56 eleitos. (Fonte: Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...