sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Ceplac realiza II Encontro de Produtores e Técnicos sobre a Cadeia Produtiva do Cacau

O Mapa/Ceplac realiza no próximo dia 18 de outubro, em sua sede regional, no auditório Hélio Reis, do Centro de Pesquisas da Ceplac, o II Encontro de produtores e técnicos sobre a cadeia produtiva do cacau, com o objetivo de divulgar informações geradas pelo órgão sobre a tecnologia do cacau, a fim de aumentar a produtividade das lavouras e a competitividade da cadeia produtiva.

O coordenador de Pesquisas do Mapa/Ceplac, José Marques Pereira, explicou que o evento é uma oportunidade para apresentação de resultados de interesse para a inovação tecnológica da cacauicultura, abordando avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas pela Ceplac nas diversas áreas do conhecimento.


O encontro tem como público alvo os produtores rurais, técnicos ligados à cadeia produtiva do cacau, secretários municipais de agricultura e presidentes de sindicatos rurais e está com seu início previsto às 08h30 com a palestra sobre “Gestão e reestruturação da Ceplac”, que será proferida pelo Diretor do Mapa/Ceplac Sérgio Murilo Correia Menezes. A programação tem sequencia durante todo o dia com diversas palestras técnicas.
Confira a programação completa do evento:

 

CEPLAC capacita equipe de mapeamento 
 
Durante os últimos dias 6 e 7 de outubro, a CEPLAC reuniu no Centro de Treinamento da sua sede regional, 23 servidores com objetivo de capacitá-los para desenvolver ações visando à atualização do mapeamento das áreas cultivadas de cacau no Estado da Bahia, consideradas de fundamental importância para o sistema de informação agrícola nacional e especificamente para a cadeia produtiva do cacau.


As ações consistem em: analisar a seleção de áreas homogêneas e pontos amostrais nos municípios produtores de cacau do Estado da Bahia; avaliar e corrigir possíveis inconsistências identificadas na 1ª etapa do mapeamento das áreas com o cultivo do cacau na Bahia por município; validar o mapeamento das áreas e iniciar a caracterização das áreas por município (áreas de cacau tecnicamente formadas, áreas de cacau cabruca e áreas com consórcios).


O técnico em agrimensura da CEPLAC, Jaime Araújo Santos, que ministrou o treinamento, informou que o grupo é formado por extensionistas e outros servidores que já desenvolvem atividades na área de mapeamento e coleta de informações georreferenciadas.


Ele acrescentou ainda, que as atividades serão desenvolvidas com o uso de softwares de forma integrada visando produzir o mapeamento e que algumas dessas ferramentas já são conhecidas e utilizadas pelos extensionistas e pesquisadores participantes.


“Entendemos que hoje a tecnologia disponível é o GPS (Sistema Global de Posicionamento) e a usaremos conjuntamente com os softwares e outras ferramentas que contribuirão para a execução do trabalho. O nivelamento do conhecimento possibilitará o uso de uma metodologia a ser aplicada de forma específica nesse trabalho”, concluiu Jaime Araújo.


Um dos participantes do treinamento, Evaldo  Costa Batista, Agente de Atividade Agropecuária que desenvolve trabalhos na área ambiental, ressaltou a importância do curso. “Capacitação valiosa para levantamento de dados estatísticos e fundamental para qualificação do nosso trabalho junto a comunidade produtora”.

 

O Agente de Atividade Agropecuária do escritório Regional  da CEPLAC em Ipiaú, Antonio Lisboa do Amaral, também ressaltou os ganhos com o treinamento. “Esse curso nos possibilita, dentre outras coisas, melhorar nossos conhecimentos sobre as  ferramentas necessárias para o sistema de previsão de safra que nós estamos trabalhando nas  unidades locais. Modernizando nossas atividades podemos beneficiar os produtores que são assistidos por nós”.

Superintendência do Mapa/Ceplac para BA e ES
Da Assessoria de Comunicação da Ceplac
Por: José Carlos Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...