segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A imagem do Brasil melhorou!

ENTREVISTA DP
JUIZA EM HAIA DIZ QUE COMBATE À CORRUPÇÃO MELHORA IMAGEM DO BRASIL
PARA JUÍZA DE HAIA, O PAÍS JÁ SE AFASTA DA 'REPÚBLICA DE BANANAS'
Publicado: 03 de outubro de 2016 às 16:41 - Atualizado às 16:43
A JUÍZA SYLVIA STEINER ELOGIOU O TRABALHO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS. (FOTO: AJUFE)

Do - Diário do Poder - Representante brasileira no Tribunal Penal Internacional da Haia, na Holanda, a juíza Sylvia Steiner acaba de deixar aquele posto onde por treze anos atuou nas sessões de julgamentos e foi privilegiada observadora da cena do Judiciário internacional. Ao participar nesta segunda-feira (3) da abertura do V Forum Nacional dos Juízes Federais Criminais, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), ela afirmou que o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no país é visto  como um marco.

 “Sem dúvida, a imagem do país melhora pelo fato de ter decidido finalmente combater a corrupção, afastando-se da imagem de república das bananas”, afirmou a juíza, ao elogiar a atuação dos juízes federais brasileiros nessa luta. Ex-procuradora regional da República de São Paulo e Mato Grosso do Sul, de 1982 a 1995, e ex-desembargadora federal no Tribunal Regional Federal (TRT) da 3ª. Região até 2003 – quando foi indicada ao Tribunal Penal Internacional -, Sylvia Steiner tem planos de se dedicar ao magistério agora que se aposentou. Ela concedeu hoje a seguinte entrevista sobre as operações de combate à corrupção no Brasil.
O Brasil passa por um momento delicado em que a Justiça Federal tem tido uma atuação muito forte no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Lá fora, especialmente na Tribunal Penal Internacional da Corte de  Haia, na Holanda, qual a avalição que eles têm desse trabalho da Justiça brasileira?
O combate à corrupção no Brasil, não só na Holanda, no meu tribunal, mas na Europa como um todo é visto como um marco. O Brasil e outros países latino-americanos têm a fama de sobreviverem à custa de corrupção. Então, toda notícia que chega relativa ao combate à corrupção passa a ideia de que o Brasil está progredindo, está mudando seu perfil e, portanto, é muito bem vista essa notícia por conta disso. Por outro lado, a imprensa de lá não é tão bem infomada quanto deveria ser, pois muitas vezes as notícias chegam truncadas. Eu mesmo me vi parada muitas vezes pelos corredores da Corte para explicar o que estava ocorrendo, seja em relação ao movimento do impeachment ou a respeito da prisão de empresários. Às vezes, a imprensa noticia sem muito conhecimento do que está por trás das ordens de prisões...Mas de qualquer forma  acho que a imagem do Brasil melhora, como país que finalmente decidiu combater a corrupção.
A senhora avalia que esse trabalho de combate à corrupção precisa continuar aqui no país?
Com certeza. Eu tinha um professor que costumava dizer que precisamos passar a História a limpo, e nós estamos tentando passar e mudar esse perfil de que o Brasil é uma república das bananas e cada um faz o que quer, independentemente de qualquer aspecto político-partidário. Eu acho que já está suficientemente demonstrado que a corrupção tem sido a principal causa da pobreza da população num país extremamente rico.
Como é o trabalho de uma juíza federal brasileira na Corte Internacional e Justiça?
Muito mais que o trabalho de uma juíza brasileira, eu entendo, sem falsa modéstia, que fiz um bom trabalho, que representei bem o país nos últimos treze anos em que lá estive. Mais importante de tudo, em acho que é o Brasil ter sempre um representante nesse tribunal, ele não pode ficar de fora pois é um dos maiores contribuintes do tribunal e agora com minha saída julgo fundamental que as autoridades, por meio da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores, comecem a trabalhar a candidatura para minha substituição. O Brasil não pode ficar sem um juiz brasileiro no Tribunal Penal Internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...