terça-feira, 13 de setembro de 2016

Unidade de Saúde da Princesa Isabel atende em novo endereço



A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) reativou a normalidade do atendimento da Unidade de Saúde da Avenida Princesa Isabel, na zona central da cidade, agora em novo endereço. Desde a manhã de segunda-feira, 12, os moradores do local e adjacências receberam atendimento médicos e outros serviços básicos de saúde na unidade de saúde Almiro Vinhaes, instalada  na Rua Anísio Pereira, no local onde funcionou a empresa Nutricau.

No local, são disponibilizados serviços de atenção básica nas especialidades de clínicas médica e ginecológica, dispensação de medicamentos e marcação de exames e de consultas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Também estão disponíveis atendimentos de enfermagem, como, pré- natal, planejamento familiar; programas de saúde da mulher, do idoso, da criança, do adolescente e do homem.

Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Magalhães, os procedimentos de verificação da pressão arterial e teste de glicemia acontecem rotineiramente. Já o atendimento de clínica geral, com o médico, é realizado nas segundas e terças-feiras, das 7 às 12 horas; o serviço médico ginecológico está à disposição da comunidade às segundas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas. 

Em construção - O imóvel onde estava funcionando a antiga Unidade de Saúde teve que ser desocupado por problemas na estrutura física. O titular de Saúde, Antônio Ocké, informou que “a atual gestão municipal está entregando este novo espaço até que seja concluída a construção da unidade de saúde da localidade, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde”.

MARAMATA
A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia voltada a projetos de educação ambiental do município de Ilhéus, iniciou um novo projeto na cidade, o Retalho Criativo. Sob a coordenação da professora Suzana Ikuta, o projeto se baseia em conceitos de solidariedade, aprendizagem e geração de renda.

O Retalho Solidário proporciona aos seus participantes aprender a confeccionar utensílios domésticos com objetos recicláveis, e ainda realizar a doação de alimentos, que serão encaminhados a famílias carentes. Esse recente projeto é um desdobramento do Retalhos Criativos, criado por Luiz Frederico, presidente da Maramata.  

O projeto Retalhos Criativos surgiu por conta das dificuldades enfrentadas por marisqueiras locais, devido à falta de mariscos na região litorânea de Ilhéus. Ele consiste em que, por meio das oficinas, as mulheres aprendam a confeccionar utensílios domésticos com materiais de baixo custo, conseguindo assim uma renda extra.

No último sábado (10), a equipe do Retalhos Criativos comemorou o sucesso do projeto, que completou três anos, em fevereiro de 2016. O evento ocorreu na Creche Nossa Senhora da Conceição, no bairro Nelson Costa. Na oportunidade, também houve a arrecadação de alimentos que foram doados aos grupos já cadastrados pela Maramata.



Para participar dessas atividades ou levá-las às suas comunidades, os interessados devem entrar em contato com a Maramata, através do telefone: (73) 3632-3698 ou pelo e-mail: maramataios@gmail.com. A sede da instituição está localizada na Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília, funcionando das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas. No caso do Retalho Solidário, os participantes devem doar um quilo de alimento.   

 Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...