sexta-feira, 30 de setembro de 2016

TRE-BA utilizará sistema JE Connect na apuração das eleições 2016

Ferramenta visa dar maior agilidade ao processo de apuração de votos na Bahia, com transmissão de dados feita diretamente dos locais de votação
Imagem inline 2
 O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) utilizará, pela primeira vez, em larga escala, o JE Connect, ferramenta que visa dar maior agilidade a contabilização dos votos das Eleições Municipais 2016 na Bahia. A vantagem na utilização do sistema – que roda através de um pendrive – está na ampliação da rede de transmissão de dados, proporcionando ganho logístico a um baixo custo.

 A ferramenta possibilita o envio das informações a partir de qualquer computador conectado à internet, em rede Virtual Private Network (VPN). Além disso, o JE Connect contribui para minimizar custos com transporte de equipamentos e servidores. A transmissão é feita do local de votação, através de rede segura e privada no qual os dados são transmitidos sem o risco de serem hackeados.
 Na Bahia, 766 locais de votação transmitirão os resultados utilizando a tecnologia JE Connect, sendo 443 em Salvador.
  Ângela Maria Pinto de Queiroz, a chefe de cartório da 126ª Zona Eleitoral (Angical), destacou que a novidade trará mais segurança ao processo eleitoral. “O sistema é seguro e não há nenhuma possibilidade de haver alteração dos resultados coletados das urnas eletrônicas. Além disso, acelera a divulgação dos resultados na região”, disse. Esta será a primeira vez que Angical, município distante cerca de 840 km de Salvador, utilizará a ferramenta.
 Totalização
 Mesmo com a ferramenta JE Connect, o sistema totalizador não mudou. A totalização dos resultados – o Gerenciamento – não é instalada dentro do JE Connect, ela só é instalada dentro do Cartório Eleitoral pertencente a cada ZE.
 A votação do primeiro turno nas Eleições 2016 encerra às 17h e todas as mídias com resultado dos locais de votação deverão ser repassadas à Justiça Eleitoral baiana com maior celeridade. Exceto, se alguma urna apresentar problema ou ocorrer qualquer outra ação que impossibilite a transmissão. “Nesse caso, o cartório deverá ser acionado e a urna deverá ser levada para a junta eleitoral e, de lá, realizar a transmissão”, enfatizou Vanessa Assis, chefe da Seção de Planejamento das Eleições do TRE-BA.
 O TRE-BA utiliza o JE Connect desde as eleições de 2014. O Projeto Piloto atendeu, no 1º turno, a 11ª Zona Eleitoral (ZE / Salvador) e a 39º ZE (Vitória da Conquista). O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.
 Por Hellene Silva e Júnior Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alerta de chuvas em Ilhéus

Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê possibilidade de chuvas de até 93 mm até dia 29 de abril _O alerta chama atenção para os riscos de desl...