sexta-feira, 23 de setembro de 2016

'Não sei se ela entendeu o que estava acontecendo', disse Mantega ao advogado


Resultado de imagem para mantega no hospital

Do - www.msn.com - O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, estava do lado da esposa, já pré-anestesiada e sendo conduzida na maca rolante para o centro cirúrgico do hospital Albert Einstein, quando, segundo relatou ao seu advogado, recebeu o telefonema com a notícia de que estava sendo preso nesta quinta-feira, 22, na Operação Arquivo X, 34ª fase da Lava Jato. Ele foi solto cerca de cinco horas depois, por decisão de Moro, que considerou não haver risco do ex-ministro prejudicar as investigações.

“Não sei se ela entendeu o que aconteceu, porque eu tive que sair abruptamente ou o que falei por telefone. Espero em Deus que não”, disse o ex-ministro ao seu advogado, José Roberto Batochio, para quem ligou em seguida.
Mantega foi orientado a encontrar os policiais na porta de entrada do hospital para evitar que sua esposa testemunhasse a cena. Segundo o advogado, Mantega ficou “profundamente consternado” por não poder acompanhar a esposa até o local onde ela iria passar por uma delicada cirurgia no cérebro.
Batochio considerou a prisão um ato “arbitrário, autoritário, arbitrário e desumano”. “Apurar, sim. Combater a corrupção, sim. Mas sem essa violência. Isso precisa acabar no Brasil”, disse o advogado. Segundo ele, a prisão foi revogada quando as autoridades perceberam que a “desumanidade estava sendo configurada”.
Mantega foi um dos alvos da operação deflagrada nesta manhã que investiga as suspeitas de que o Consórcio Integra, formado por OSX e Mendes Junior, teria pago propinas para vencer a licitação de US$ 922 milhões para a construção de duas plataformas de exploração do pré-sal, a P-67 e a P-70.
Em depoimento aos investigadores, o empresário Eike Batista, dono da OSX, disse que o ex-ministro teria lhe pedido, em 2012, para quitar uma dívida de campanha de R$ 5 milhões do PT. O acerto, segundo admitiu o executivo, foi feito com a offshore Shellbill Finance, dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, que atuaram para as campanhas de Lula e Dilma de 2006 a 2014.
O ex-ministro nega ter solicitado o pagamento a Eike.
Para a Lava Jato, a proximidade do suposto pedido e do pagamento com a contratação do consórcio para a construção das plataformas é um dos indícios de que as empresas pagaram propinas para conseguir vencer a licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...