segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Ministro garante: A CEPLAC NÃO VAI ACABAR!


O ministro interino Eumar Novacki da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disse ontem (04) na Ceplac que a instituição não vai acabar, garantindo a sua permanência. O que a Ceplac precisa é ser turbinada; "estou saindo daqui satisfeito com o que vi" ressaltou, com muito otimismo.

Veja maiores informações do blog do bené!  

Cacau: Lindoel Farias é o “Cacauicultor do Ano”

 
  O agricultor Lindoel Farias foi eleito na manhã deste domingo, dia 04, o “Cacauicultor do Ano de 2016”. O diploma foi entregue no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, durante as comemorações do Dia Internacional do Cacau.
 

 
  O título é conferido anualmente por uma comissão de técnicos da Ceplac, aos agricultores que mais se destacaram em termos de inovação tecnológica e aplicação das recomendações dos extensionistas do órgão. Lindoel foi representado pelo seu filho, Geraldo Farias.

  Durante a solenidade, foram conferidos os título de “Produtor Familiar” a Maria da Conceição Mendes de Jesus, e de destaques “Produtor de Chocolate” a Raimundo Mororó e “Jovem Empreendedor Rural” a Natiele Rodrigues.

 
  A Ceplac precisa renovar o seus quadros, realizando concursos públicos para que possa dinamizar suas ações, suas finalidades, afirmou na manhã deste domingo, dia 04, o prefeito de Ilhéus. Jabes Ribeiro das comemorações do Dia Internacional do Cacau, que acontecem no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau.

  “A dinamização das ações da Ceplac passa necessariamente pela valorização do seu quadro de pessoal, seus técnicos, seus pesquisadores e extensionistas. Para continuar prestando um bom serviço à lavoura cacaueira, a Ceplac tem que realizar concursos públicos e contratos nossos servidores”, afirmou Jabes.
 
 
 
  O evento, que foi aberta pelo diretor geral da Ceplac, Sério Murilo Menezes, conta com a presença do ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki; o senador Roberto Muniz, o deputado federal Cacá Leão, os estaduais Eduardo Sales e Rosemberg Pinto. Lideranças dos agricultores e empresariais também estão presentes.

  Para o vice-governador da Bahia, João Leão, a Ceplac não pode parar para e não vai parar. “A região depende, em termos econômicos e científicos, deste importante órgão federal. A Ceplac é o coração do sul da Bahia”, destacou.

  Em contato com o BLOG DO BENÉ, o secretário do Meio ambiente, Eugênio Spengler, destacou o trabalho da Ceplac na preservação da Mata Atlântica sulbaiana.

  Já o senador Roberto Muniz afirmou que a Ceplac é muito mais que cacau. “Ela é a âncora do desenvolvimento do sul da Bahia. O trabalho da Ceplac não está restrito ao cacau, vai além da diversificação de cultivos regionais e do desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

Ceplac: Ministro, vice-governador, senador e deputados no Dia do Cacau

 
  O atual estágio da lavoura cacaueira e o futuro da economia regional, o projeto de institucionalização da Ceplac e a situação dos produtores de cacau do sul da Bahia são os temas da agenda política e econômica deste domingo, dia 04, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, durante as comemorações do Dia Internacional do Cacau.

  “O domingo, dia 05, terá um grande significado para o segmento cacau. Com o apoio e a participação dos produtores, a Ceplac resgatou o Dia do Cacau e continua a ser o centro das discussões técnico-cientificas do sul da Bahia, mobilizando a sociedade e a classe política”, disse ao BLOG DO BENÉ, o superintendente regional, Adonias Castro.

  O ministro da Agricultura, Eumar Novacki (foto); o vice-governador da Bahia, João Leão; o senador Roberto Muniz, o deputado federal Cacá Leão, os estaduais Eduardo Sales e Rosemberg Pinto são algumas das personalidades políticas que confirmaram presença neste domingo, dia 04, no auditório do Cepec. Lideranças dos agricultores também estarão no evento.
  Durante as comemorações, que deverão começar as oito e meia  da manhã, serão entregues os prêmios de “Cacauicultor do Ano”, “Produtor Familiar” e destaques “Produtor de Chocolate” e “Jovem Empreendedor Rural”. Estão previstas também a realização de palestras técnicas e a discussão de uma pauta de reivindicações dos agricultores sulbaianos, entregue neste sábado ao ministro da Agricultura.

Cacau: Produtores entregam documento a Eumar e têm audiência com Temer

 
  Um documento assinado pelas principais entidades representativas dos produtores de cacau, reivindicando pontos fundamentais para a retomada do desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau foi entregue, na tarde deste sábado, dia 03, ao ministro da Agricultura, Eumar Novacki.
 
 
  A pauta de reivindicações foi entregue, na Sede Regional da Ceplac, durante encontro entre representantes das entidades e Eumar Novacki. O ministro da Agricultura está no sul da Bahia, onde participará neste domingo, dia 04, dos festejos do Dia Internacional do Cacau.
  A revitalização da Ceplac, a equalização das dívidas e destravamento do crédito, o cumprimento das regras de defesa fitossanitárias relacioadas à importação de cacau, o fortalecimento da cadeia produtiva e a regulação do mercado interno são alguns dos itens que constam do documento.
  Em contato com BLOG DO BENÉ, o agricultor Aguido Muniz afirmou que “este momento antecede o encontro que teremos, no próximo dia 12, em Brasília, com o presidente Michel Temer e parlamentares ligados ao sul da Bahia, dentre eles, o deputado federal Antonio Imbassahy”.
  Eumar Novacki, ministro interino da Agricultura, está no sul da Bahia, e vai participar neste domingo, dia 04, no auditório do Cepec-Centro de Pesquisas do Cacau, da programação do Dia Internacional do Cacau.
 
 
 
  No inicio da tarde deste sábado, dia 03, Eumar Novacki chegou à Sede Regional da Ceplac, onde foi recepcionado por técnicos e dirigentes do órgão, e por lideranças dos produtores de cacau.
  No auditório do Setor de Relações Públicas, o ministro – acompanhado por uma comitiva do ministério da Agricultura – ouviu, do diretor geral Sérgio Murilo Menezes, uma exposição sobre o trabalho desenvolvido pela Ceplac nas seis últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...