Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FÓRUM DAS ÁGUAS HOJE EM ITABUNA ENCERRADO COM A PRESENÇA DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE ITABUNA

MUITO SUCESSO NO ENCERRAMENTO DO FÓRUM DAS ÁGUAS EM ITABUNA, QUE TEM COMO CERIMONIALISTA O JORNALISTA PAULO LIMA
Mangabeira, Santana, Davidson,  Luzia, Fernando, Geraldo e o médico João Otávio.

O Fórum Permanente das Águas, EM SUA 3ª Edição, realizado hoje no Hotel Tarik, com o tema central: “R revitalização do rio Água Branca”, um dos principais afluentes do rio Cachoeira e que corta a zona urbana de Itabuna, foi uma das ações importantes apresentada no evento, O encontro fez balanço das atividades que são desenvolvidas ao longo do ano, pelo Centro das Águas, em parceria com instituições públicas, privadas e não governamentais, empresários e educadores.

Participaram a Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, por intermédio do Pró-reitor de Extensão, professor Alessandro Santana e do diretor do Departamento de Ciências Agrárias, professor Mauricio Maureau, onde foram ´por Maureau as etapas do projeto, que já conta com o planejamento e o georreferenciamento do rio Água Branca.


A iniciativa tem ainda a parceria da Secretária de Educação de Itabuna, no qual a comunidade escolar e da Associação de Moradores estão sendo inseridos no projeto com atividades de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis.

De acordo com a coordenadora do Centro das Águas, Mestre em Gestão Ambiental, Maria Luzia de Mello, que agradeceu a presença de todos, inclusive, do vereador César Brandão e dos ex-prefeitos e candidatos: Fernando Gomes,  Geraldo Simões, além de: Dr. Mangabeira, Coronel Santana e Davidson Magalhães, que estiveram a parte da tarde no evento, “o envolvimento de todos os setores da sociedade tem gerado resultados concretos, importantíssimos, para a transformação do ambiente em que vive essas comunidades”, referindo-se aos bairros: Antique, Santa Inês e São Roque, localidades essas cortadas pelo Rio Agua Branca.  Além do reflorestamento das nascentes, “estaremos promovendo ações de melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, declarou.

Dentre outras ações sustentáveis em desenvolvimento, o Projeto Produtor de Água foi tema central da Mesa redonda no Fórum das Águas. Nesse quesito, o diretor da Organização de Conservação da Terra (OCT), Rogério Ribeiro abordou a temática como “Uma estratégia de desenvolvimento conservacionista”.

Ainda no painel, o presidente do Instituto Água Boa, Jorge Veloso falou sobre as “Nascentes do Almada”. Em seguida, o professor Doutor da Uesc / Ceplac, Dan Lobão, apresentou o projeto Pau D’ Água e o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga encerrou, com a apresentação do Comitê de Produtores de Água do Sul da Bahia e ressaltando a sua importância.


            O Fórum Permanente das Águas é formado pelo Centro das Águas, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Rotary Clube Itabuna Sul, E10 Comunicação, Jornal Agora, Diário Bahia, Posterlândia, Amurc, Sindincom, Alita, OAB Itabuna, Ceplac, Prefeitura de Itabuna, Emasa, Embasa, Loja Maçônica Aerópago Itabunense, Unime - Itabuna, Lions Clube Sul, Colégio Sistema, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Entre as muitas autoridades ainda estavam presentes: o presidente da OAB, advogado Edmilton Carneiro, da Amurc, Lenildo Santana, Dr. Carrilho, ale´m de muitos ambientalista, entre eles, Anderson Santos, Alfredo Mello, Heloisa Pinheiro, etc.


Nenhum comentário: