terça-feira, 6 de setembro de 2016

Desfile do Sete de Setembro muda itinerário do transporte coletivo



            O desfile do Sete de Setembro, que neste ano comemora 194 anos da Independência do Brasil, em 1822, no perímetro central de Itabuna, vai promover mudanças importantes na circulação dos ônibus do sistema de transporte coletivo. Os usuários devem ficar atentos, principalmente, diante do fechamento das Avenidas do Cinquentenário e Fernando Cordier ao tráfego de veículos, a partir das 6 horas da manhã desta quarta-feira, dia 7 até o final do desfile.
           
 A Coordenadoria de Fiscalização de Transporte da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) determinou às empresas São Miguel e Rio Cachoeira três percursos alternativos para as linhas. Os ônibus que circulam pela Avenida Amélia Amado em direção ao shopping passarão pela Travessa Gil Nunesmaia (Catedral), Avenida Almirante Tamandaré, Rua Rui Barbosa (fundos do Centro de Cultura Adonias Filho), ruas Bahia e Berilo (sentido contramão) até a ponte Lacerda que liga o centro da cidade ao São Caetano.


            Os ônibus das linhas que partem do Centro Comercial de Itabuna em direção aos bairros de Fátima, Califórnia, Parque Boa Vista, Santa Inês, São Roque, Nova Califórnia, Parque Boa Vista, João Soares e Vila das Dores, condomínios Pedro Fontes e Jardim América e circulares Pedro Jerônimo e São Pedro terão itinerário pelas avenidas Amélia Amado, Ilhéus e Juracy Magalhães.
         
   No terceiro itinerário estão as linhas que saem do bairro São Caetano em direção ao centro da cidade que passarão pelas avenidas Princesa Isabel e Aziz Maron, Espaço Cultural Josué Brandão/Câmara de Vereadores, ruas João Teles e do Prado, Travessa Rui Penalva de Farias, ruas da Liberdade, no Conceição, e Luís Oliveira, no Vila Zara, e ponte Calixto Midlej Filho. O ônibus da linha RB-77 também obedecerá a essas orientações da Settran.
           
            O DESFILE

Com o tema “Educação para a paz é a gente que faz”, o desfile cívico será aberto às 8 horas, no palanque oficial, na Praça Otávio Mangabeira (Camacan), centro da cidade, com o hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e demais autoridades, canto dos hinos Nacional e do Município. Às 8h15min, o prefeito passa em revista às tropas, na Avenida Fernando Cordier, próximo às quadras poliesportivas da Ponte do São Caetano.
          
  O desfile das instituições militares e civis, como Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar e Colégio da Polícia Militar, saindo do Jardim do Ó, seguem pela Avenida do Cinquentenário. A programação elaborada pela Comissão Organizadora da Secretaria Municipal de Educação prevê que o Grupo I, terá ainda, Veículos Militares; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Rodoviária Estadual; 4º GBM (Bombeiros c/ veículos); Esquadrão de Polícia Montada; Guarda Civil Municipal (GCM); e CAESB do Brasil.
        
    No Grupo II desfilarão Maçonaria; Lions Clube; Legião da Boa Vontade (LBV); AABB Comunidade; Desbravadores e Aventureiros; Bandeirantes do Brasil; Instituto de Flauta Carlos Oliveira; Casa de Apoio Renascer; e Casa do Obeso. Ainda, professores, crianças e adolescentes dos programas de inclusão social da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com a Banda Municipal Falcões. Grupo III: Escola Adventista e Escola Pio XII.
          
  Pelo Grupo IV: Programa Estrela da Paz (PROPAZ); Projeto Biblioteca Itinerante; Escolas Municipais: Frederico Smith Lima, Só o Amor Constrói, Ação e Cidadania; escolas de campo Zacarias Dantas e Marieta de Carvalho; João Mangabinha Filho; Luiz Viana, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Lourival Oliveira Soares, Flávio Simões Costa e CAIC Jorge Amado.
         
            TEMÁTICA DA PAZ

 O Grupo V terá o desfile de cinco escolas da rede estadual de ensino: Colégios estaduais Médici e Carlos Salério, TOPA- Todos Pela Educação, Colégio Estadual Félix Mendonça e Colégio Estadual de Itabuna e dirigentes e técnicos do Núcleo Regional de Educação (NRE- 05) da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Na próxima segunda-feira, dia 5, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran), vai divulgar o esquema alternativo de trânsito devido ao fechamento de avenidas e ruas do centro da cidade para o desfile.
          
  O desfile do Sete de Setembro neste ano aborda a temática da paz, como reflexos dos estudos e oficinas conduzidos em sala de aula pelos técnicos do Programa Estrela da Paz (PROPAZ), que é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e integra às ações do Programa Cidade de Paz, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna propondo a disseminação da cultura de paz nos mais diversos setores da sociedade.


Da - Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...