terça-feira, 20 de setembro de 2016

Exibindo Inaugurada a Farmacia Distrital da Zona Norte-foto Gidelzo Silva  (1).JPG

Com o objetivo de descentralizar a dispensação de medicamentos, ampliando o acesso gratuito da população aos remédios essenciais e controlados, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inaugurou na manhã desta terça-feira, 20, a Farmácia Pública Distrital Norte. O equipamento, que já está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, se encontra instalado nas dependências da Central de Abastecimento do Malhado (antiga Farmácia Popular do Brasil), na avenida Lindolfo Collor.

Durante a inauguração, o secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, destacou que a Farmácia Pública Distrital Norte facilitará bastante o acesso dos usuários que frequentam a Central de Abastecimento do Malhado aos remédios gratuitos. “Não podemos esquecer que, por este espaço, transitam, todos os dias, centenas de pessoas, inclusive vindas das vilas, povoados e distritos do município”, declarou o titular da Sesau, acrescentando que a abertura do novo equipamento era um desejo do governo municipal, que atualmente gasta cerca de 300 mil reais por mês com a aquisição de remédios. 


Por sua vez, a coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Simone Soares, afirmou que a Farmácia Pública Distrital Norte trabalhará com uma média de 320 itens, entre eles, antibióticos, antidepressivos, analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes e hipoglicemiantes. “Nesta unidade, além de quatro dispensadores e dois auxiliares de serviços gerais, nós também teremos um farmacêutico durante todo o período de funcionamento”, informa, salientando que o espaço físico reformado possui áreas de recepção e de atendimento (farmácia), sala de armazenagem, sala para atendimento farmacêutico, copa, sala administrativa e três           banheiros (masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais).
Sul e Norte - Simone Soares lembra que esta é a segunda inauguração de uma farmácia distrital em Ilhéus. “Além da Farmácia Pública Municipal, sediada na Cidade Nova, já se encontra funcionando a Farmácia Distrital Oeste, instalada na Unidade Básica de Saúde Euler Ázaro, no bairro Teotônio Vilela. Nosso próximo passo é inaugurar a unidade da Zona Sul de Ilhéus, que funcionará em um anexo do Centro de Saúde do Hernani Sá”, adiantou a coordenadora de Assistência Farmacêutica.

Ela destaca que, hoje, o sistema possui cerca de 20 mil usuários cadastrados, e que para ter acesso aos medicamentos gratuitos, as pessoas só precisam apresentar o cartão SUS e a receita atualizada. “Caso elas ainda não estejam cadastradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica (Hórus), que registra a entrada e efetua a distribuição de medicamentos, são necessários os documentos de identificação”, ressaltou Simone Soares.

A solenidade de inauguração da Farmácia Pública Distrital Norte também foi prestigiada pelo superintendente técnico da Secretaria de Saúde, Edvaldo Soares, pelo coordenador de Vigilância à Saúde, Antônio Firmo, e pela coordenadora de Saúde Bucal, Denise Pinheiro, além de técnicos,  enfermeiras, médicos, auxiliares de enfermagem e chefes de departamentos.

Da - Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...