segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cenoe realiza cirurgias de catarata pelo Projeto de Catarata Municipal


Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, o Cenoe fará procedimentos em setembro

Entre os dias 19 a 23 de setembro, o Cenoe Hospital de Olhos participará novamente do Projeto Catarata Municipal, promovido pela Secretaria de Saúde de Ilhéus com o objetivo de atender a uma demanda da população com idade superior a 60 anos e acuidade visual inferior a 0.4. Na edição anterior, no mês de agosto, o Cenoe realizou mais de 100 procedimentos, devolvendo a visão a diversos moradores do município, como o auxiliar de pedreiro José Raimundo Oliveira de Jesus. “É um alívio poder fazer uma operação como essa e, principalmente, em uma clínica avançada”, comentou.

A triagem para as cirurgias deste mês de setembro, que inclui a realização de consultas e exames, acontece no Cenoe Hospital de Olhos até o próximo dia 16Todo o processo é gratuito, basta o paciente comparecer à clínica, munido de documentos para agendar a consulta.
De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Ocké, a proposta do governo municipal é promover 300 operações neste mês de setembro, sendo o Cenoe responsável por 100 procedimentos.
Catarata – O oftalmologista Antônio Nogueira, diretor técnico do Cenoe, informa que a catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo, uma vez que acomete uma a cada duas pessoas que ficam cegas. “É um processo natural que atinge uma lente chamada cristalino, que nós possuímos dentro do olho. Normalmente, a partir dos 60 anos, essa lente começa a perder a transparência e, com isso, vai ficando opaca. Após a realização dos exames, a cirurgia consiste na retirada da lente natural e implantação de uma lente intraocular”.

O médico esclarece também que o tratamento da catarata inclui uma consulta preliminar. “Na sequência, essas pessoas, que possuem geralmente mais de 60 anos, são submetidas a exames específicos, como fundo de olho, análise do endotélio da córnea e avaliação da lente que será implantada. Se não houver nenhuma contraindicação, e considerando também exames complementares como os de sangue e eletrocardiograma, o paciente é encaminhado para a cirurgia, que dura em torno de 6 a 10 minutos. Cerca de 30 dias depois, o paciente inicia os procedimentos relativos ao segundo olho. Só a partir daí, é que ocorre a prescrição dos óculos”.

Cenoe

O Cenoe Hospital de Olhos é considerado centro de referência em tratamento de glaucoma no estado da Bahia e possui unidades em Ilhéus, Jequié e Porto Seguro. A sede, em Ilhéus, conta com uma equipe médica de 12 profissionais atuando nas subespecialidades da oftalmologia e prestando atendimento humanizado aos pacientes. Além do tratamento do glaucoma e da cirurgia de catarata, o Cenoe dispõe de alta tecnologia para a realização de cirurgias de retina, córnea, plástica ocular, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

GOVERNO SEM COMANDO

Lula e os personagens que ele criticou, terceirizando as próprias responsabilidade pela gestão mal avaliada - Foto: Ricardo Stuckert Lula ti...