quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Treinamento de novos agentes reforça combate ao Aedes em Itabuna

                         Os 70 novos Agentes de Endemias contratados pela Prefeitura de Itabuna, após aprovação em concurso público, já estão em trabalha de campo nesta semana como parte do treinamento iniciado na segunda-feira. Até sexta-feira, dia 19, quando se encerra a capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, participam de aulas teóricas pela manhã, no auditório do Instituto de Educação Profissional (IEPROL), e à tarde, visitam bairros acompanhados da equipe de Controle Vetorial do Departamento de Vigilância em Saúde.  


Nesta quinta-feira, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e os novos servidores em treinamento estarão atuando nos bairros Pedro Jerônimo e São Caetano. Na sexta-feira será a vez dos bairros de Fátima e Califórnia. O bairro Santo Antônio foi o primeiro a receber visita dos agentes e dos participantes da capacitação. Na tarde hoje o trabalho de campo será no bairro Sinval Palmeira.
A coordenadora de Endemias, Tatiane Pires, explica que no treinamento em sala de aula, os novos servidores da Saúde recebem orientações técnicas sobre visita domiciliar, preparando-se para o trabalho de campo. “À tarde, os novos profissionais colocam em prática o que aprenderam no turno da manhã em ambiente fechado”, diz.
Já o supervisor de Endemias, Clodoaldo Oliveira, informa que a os recém-aprovados durante as visitas domiciliares fazem a verificação, o tratamento e a eliminação de possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, sob a supervisão e de coordenadores e de Agentes de Endemias veteranos. “Ou seja, eles fazem o mesmo tipo de trabalho que já realizamos diariamente para o controle e combate ao mosquito, transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus”, afirma.     
Clodoaldo disse ainda que a grade curricular do treinamento foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Núcleo Regional Sul da Secretaria de Saúde da Bahia e de estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). “Essa parceria tem sido importante para que o município desenvolva um trabalho de qualidade no controle do Aedes Aegypti”, acrescenta.      

Da - Secretaria Municipal de Comunicação
Por: Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...