quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Itabuna fortalece vínculos em apoio à melhor idade

            As pessoas da melhor idade, cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados devido ao processo de envelhecimento, estão contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos nos Centro de Referência de Assistência Social I, II e CEU, da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS). As ações têm como objetivo
promover a saúde física, social, mental e, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

            Além disso, disponibilizar informações acerca de seus direitos, garantir o atendimento socioeducativo e acesso às políticas públicas e cidadania, bem como desenvolver atuações dinâmicas de socialização dos idosos. Para isso, as atividades incluem a parte cultural, artística, esportiva, informativa e de lazer levando em consideração as experiências vividas, os interesses e demandas do público desta faixa etária.

            Em cada uma das unidades, situada nos bairros Jardim Grapiúna e Nova Ferradas (CRAS I e II) e Urbis IV (CRAS–CEU), profissionais desenvolvem temáticas orientadas por um manual com orientações técnicas fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário adaptadas de acordo com a realidade local.  
               
                PROMOÇÃO DA SAÚDE

                Quanto à promoção da saúde do público da melhor idade assistido nos Grupos de Convivência dos CRAS há acompanhamento de um educador físico que realiza atividades que promovem a melhoria de problemas congênitos, como prevenção ou retardamento da progressão de pressão arterial; controle do diabetes em risco de cardiopatias; melhoramento da flexibilidade e alongamento corporal para as tarefas cotidianas.

            Todas as ações vislumbram a autonomia dos idosos e um estímulo a uma vida mais saudável e autossuficiente, como exercício de sua cidadania e uma dinâmica fortalecedora dos vínculos com a família e a sociedade de acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II da Secretaria da Assistência Social, Mônica Cunha.

            Para ela, é imprescindível a promoção de ações e atividades pautadas nas características, interesses e demandas desta faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas. Tudo isto, sempre levando em consideração a centralidade da família e referência aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que estão abertos à comunidade.

SERVIÇO:

CRAS I:
Rua F, nº 16, Jardim Grapiúna. (próximo ao Tiro de Guerra).
Telefone 3617-2037-

CRAS II:
Rua Bela Vista, 253, Nova Ferradas. (Ponto final de ônibus).
Telefone 3612-6448

CRAS CEU: (Centro de Artes e Esportes Unificados)
Rua S, s/n, Bairro Sinval Palmeiras.
Telefone 3616-3845

Secretaria Municipal de Comunicação
25.08.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...