quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Central de Abastecimento da Urbis, em Ilhéus, já está em funcionamento

Depois de passar por um completo processo de requalificação física e organizacional, a Central de Abastecimento da Urbis, situada no bairro Hernani Sá, na zona sul da cidade, já se encontra aberta ao público. O equipamento, que atende a centenas de pessoas todos os dias, possui 72 boxes e uma feira livre que funciona aos sábados. A obra de requalificação é resultado de uma parceria institucional da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), e Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia).

“A reabertura da Central da Urbis é um fato que nos dá muita satisfação. Depois de tanto trabalho, muitos obstáculos, muita gente jogando contra, aquele equipamento volta a funcionar com mais infraestrutura, limpeza e organização”, disse o prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá). O prefeito parabeniza os comerciantes da Central de Abastecimento da Urbis, os moradores da região e a equipe que trabalhou pela obra. 

O secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, salienta que a central foi beneficiada por uma série de obras, serviços e adequações. Entre elas, cita a reforma completa dos boxes, pintura geral, troca do telhado, a substituição de todo o sistema de iluminação, ampliação dos banheiros, a colocação de um novo piso (asfalto) no espaço da feira livre, além das criações de uma praça de alimentação e de uma área de material de limpeza para os restaurantes.

Garcia lembra que a Central de Abastecimento da Urbis é um importante instrumento de segurança alimentar para os moradores da zona sul, mas, também, um espaço fundamental para garantir a manutenção e ampliação do processo de geração de renda no local. “Aqui, além dos produtos comercializados na feira livre, temos boxes que trabalham com refeições, carnes, mercearia, variedades e confecções em geral”, acrescenta.

O secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus afirma que, após a reabertura da Central, a luta do governo municipal agora é conseguir, junto à Car (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), do Governo Estado, novas barracas de metalon para a feira livre. “Além de melhorar o visual do espaço, nossa proposta é padronizá-la com o objetivo de oferecer uma maior comodidade para o feirante e uma maior segurança para o consumidor”, diz.

Gestão – Sérgio Monteiro, presidente da Associação dos Comerciantes e Feirantes do Hernani Sá, chama atenção para uma novidade. “A partir de agora, teremos uma gestão compartilhada. Ou seja, o trabalho de condução do dia a dia do equipamento será dividido pela associação com a administração da Central, órgão vinculado à Prefeitura de Ilhéus. A ideia é aproximar a gestão do comerciante, agilizando a tomada de decisões”, adianta o presidente.

O secretário Roberto Garcia lembra que todos os ocupantes dos 72 boxes da Central de Abastecimento da Urbis estão celebrando com a Prefeitura de Ilhéus contratos de permissão de uso a título precário. “A retribuição ao erário público, incluindo os comerciantes da feira livre, é o pagamento de uma taxa de uso do solo”, salienta. Ele acrescenta ainda que a obra de requalificação promoveu a individualização dos quadros de água e energia de cada um dos 72 boxes.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...