sábado, 30 de julho de 2016

Superintendente promove ações para revitalização da CEPLAC e fortalecimento das parcerias

O superintendente da CEPLAC/Mapa para Bahia e Espírito Santo, Carlos Alexandre, acompanhado do assessor da área de Meio Ambiente e Associativismo do Centro de Extensão, Antônio Fernando Ribeiro, cumpriu durante os dias 20 e 21 de julho, uma agenda de trabalho na capital do estado que constou de gestões administrativas no Escritório Especial de Salvador e contatos institucionais visando o fortalecimento das parcerias e a revitalização do órgão.


No âmbito administrativo, o superintendente em contato com os servidores da unidade em Salvador tratou dos acordos de cessão de alguns dos seus espaços para parceiros institucionais, a exemplo da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia.


Também foi cumprida uma pauta na Assembleia Legislativa da Bahia numa audiência com o deputado Eduardo Sales, para tratar do processo de revitalização da CEPLAC que envolve diversos organismos regionais, inclusive o Conselho de Entidades dos Servidores da própria Instituição.

O deputado estadual se comprometeu em apoiar a causa e intermediar um encontro na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa para apresentação de um Documento Guia que está sendo elaborado visando subsidiar um PL – Projeto de Lei de Institucionalização da CEPLAC.

Outro encontro foi na AGU – Advocacia-Geral da União (BA), com o Dr. Manoel Oliveira Muricy (Advogado Geral da União), para tratar sobre a virtualização dos tramites dos processos objetivando uma integração entre a plataforma digital SAPIENS e o SEI para torná-los mais céleres.


A AGU também ficou de analisar uma solicitação da CEPLAC sobre a possibilidade da realização de um curso sobre fiscalização de contratos tendo como público alvo os advogados do orgão.

Os contatos na capital do estado foram finalizados com uma audiência na - Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA, com o titular da pasta, Eugênio Spengler e a diretora geral do Instituto de Meio ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, Márcia Telles, para discutir pautas relacionadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e também sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).
 

Foi acertado durante o encontro, a continuidade do apoio técnico aos referidos projetos de interesse comum das instituições. Um deles é a instalação do Cetas num espaço de cinco hectares dentro da CEPLAC. Toda a estrutura de apoio e o local servirão para reabilitar em viveiros animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente, todo o espaço terá a gestão da secretaria, em parceria com a CEPLAC e as universidades locais. 

Outro assunto abordado na reunião foi o Cefir e o secretário da Sema garantiu que para esta próxima etapa mais de 43% dos municípios do sul do Estado serão cadastrados o que equivale mais de 183 mil cadastros realizados e que é de interesse da secretaria que os mesmos sejam realizados juntamente com o manejo da cabruca.  

“Quanto mais nós construirmos isso de forma interinstitucional e integrada, os resultados para a sociedade sem dúvida serão maiores, considerando todas as possibilidades, e nada mais justo que a CEPLAC continue firme nesta parceria para que possamos dar novos saltos e fazer novos investimentos e novos empreendimentos, para que todos cresçam juntos”. destacou o titular da Sema, Spengler.

O superintendente da CEPLAC ficou satisfeito com os resultados obtidos e  ressaltou a importância da parceria com os órgãos. “Com essas iniciativas e a implementação destes projetos esperamos que nossos pequenos produtores rurais tenham ainda mais oportunidades. Muito proveitoso esse contato com a Sema e o Inema, agradecemos bastante pela grande atenção concedida”, concluiu o dirigente.


Superintendência da Bahia
Jornalista: José Carlos Peixoto
Assessoria de Comunicação da Ceplac

Nenhum comentário: