DIGNIDADE

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa


FEIJOADA DO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES NA AABB, DIA 19 DE NOVEMBRO AO MEIO DIA. VALOR R$25,00 ADQUIRA O SEU BILHETE E CONTRIBUA COM QUEM PRECISA. TELEFONES (73) 3215-1511 E 9-8889-0991 E FAÇA UMA BOA AÇÃO!

sábado, 30 de julho de 2016

Seminário Internacional de Teatro em Ilhéus

Seminário Internacional de Teatro acontece em Ilhéus na próxima semana 
Ilhéus sedia, pela primeira vez, o Seminário Internacional de Teatro – O Corpo Cênico, que será realizado na próxima terça e quarta, dias 2 e 3 de agosto, na Biblioteca Municipal Adonias Filho, na Praça Castro Alves, Centro. Todas as atividades serão gratuitas, dirigidas ao público interessado em teatro, sejam atores, produtores culturais, dançarinos, estudantes, entre outros. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

A abertura do seminário será na terça-feira, dia 2, às 18h30, no Auditório Hélio Pólvora, na Biblioteca Pública, com a presença do secretário de Cultura, Paulo Atto, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, André Rosa, e vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá). Logo em seguida, às 19h, o público poderá prestigiar o espetáculo “Desencaixados”, do grupo Família Vagamundi, composto por atores brasileiros e chilenos.
O número conta com três palhaços, o Ravioli, a Chininha Cricri e o Tamarindo Vermelhinho, que brincam com caixas de papelão recicladas de variados tamanhos e formatos, misturando técnicas tradicionais do circo, como acrobacia, malabarismo, equilibrismo, entre outras, e assim os palhaços mostram como é possível divertir-se em meio à simplicidade e simplesmente se deixar cair na gargalhada.
Na quarta-feira, dia 3, às 14h, a mesa redonda com o tema “Corpo que dança e corpo que fala” será composta por Sôanne Marry, bacharel em Educação Física, dançarina e bailarina, contemplada pelo Projeto Solos Criativos 2016, da Secult Ilhéus, com o espetáculo de dança “Casa de Farinha”, e Loona Tirabasi, italiana, formada em Ciências da Educação pela Universidade "Roma Tre". O debate terá mediação do Secretário de Cultura Paulo Atto
Em seguida, às 15h, o tema discutido será “Workdemonstration - Dramaturgia do Corpo”, com o palestrante Rafael Magalhães, pedagogo e mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Magalhães é ator e produtor do Oco Teatro Laboratório, foi fundador da Cia. Teatral Avatar, e é membro do grupo internacional VIDENES BRO/Ponte dos Ventos, com sede na Dinamarca.
Nos dois dias de Seminário, das 18h30 às 21h30 será realizado, na Biblioteca Pública, o workshop “O Corpo Cênico - uma experiência de contaminação de linguagens e culturas”, com a professora e dançarina italiana Loona Tirabasi. Na primeira parte o trabalho, o foco no corpo, deixando de lado as comunicações verbais: Técnicas de relaxamento e aquecimento; se apresentar apenas usando o corpo. Na segunda parte, utiliza-se o material surgido do corpo para gerar conteúdos: Restituir as sensações vivenciadas para aviar uma experimentação de improvisação de corpo/movimento.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, destaca que essa é uma iniciativa pioneira, que busca atrair grandes nomes do fazer artístico nacional, estadual e internacional para Ilhéus, como uma forma de intercâmbio entre esses e os fazedores de cultura locais.
 
Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário: