sábado, 30 de julho de 2016

Seminário Internacional de Teatro em Ilhéus

Seminário Internacional de Teatro acontece em Ilhéus na próxima semana 
Ilhéus sedia, pela primeira vez, o Seminário Internacional de Teatro – O Corpo Cênico, que será realizado na próxima terça e quarta, dias 2 e 3 de agosto, na Biblioteca Municipal Adonias Filho, na Praça Castro Alves, Centro. Todas as atividades serão gratuitas, dirigidas ao público interessado em teatro, sejam atores, produtores culturais, dançarinos, estudantes, entre outros. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

A abertura do seminário será na terça-feira, dia 2, às 18h30, no Auditório Hélio Pólvora, na Biblioteca Pública, com a presença do secretário de Cultura, Paulo Atto, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, André Rosa, e vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá). Logo em seguida, às 19h, o público poderá prestigiar o espetáculo “Desencaixados”, do grupo Família Vagamundi, composto por atores brasileiros e chilenos.
O número conta com três palhaços, o Ravioli, a Chininha Cricri e o Tamarindo Vermelhinho, que brincam com caixas de papelão recicladas de variados tamanhos e formatos, misturando técnicas tradicionais do circo, como acrobacia, malabarismo, equilibrismo, entre outras, e assim os palhaços mostram como é possível divertir-se em meio à simplicidade e simplesmente se deixar cair na gargalhada.
Na quarta-feira, dia 3, às 14h, a mesa redonda com o tema “Corpo que dança e corpo que fala” será composta por Sôanne Marry, bacharel em Educação Física, dançarina e bailarina, contemplada pelo Projeto Solos Criativos 2016, da Secult Ilhéus, com o espetáculo de dança “Casa de Farinha”, e Loona Tirabasi, italiana, formada em Ciências da Educação pela Universidade "Roma Tre". O debate terá mediação do Secretário de Cultura Paulo Atto
Em seguida, às 15h, o tema discutido será “Workdemonstration - Dramaturgia do Corpo”, com o palestrante Rafael Magalhães, pedagogo e mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Magalhães é ator e produtor do Oco Teatro Laboratório, foi fundador da Cia. Teatral Avatar, e é membro do grupo internacional VIDENES BRO/Ponte dos Ventos, com sede na Dinamarca.
Nos dois dias de Seminário, das 18h30 às 21h30 será realizado, na Biblioteca Pública, o workshop “O Corpo Cênico - uma experiência de contaminação de linguagens e culturas”, com a professora e dançarina italiana Loona Tirabasi. Na primeira parte o trabalho, o foco no corpo, deixando de lado as comunicações verbais: Técnicas de relaxamento e aquecimento; se apresentar apenas usando o corpo. Na segunda parte, utiliza-se o material surgido do corpo para gerar conteúdos: Restituir as sensações vivenciadas para aviar uma experimentação de improvisação de corpo/movimento.
O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, destaca que essa é uma iniciativa pioneira, que busca atrair grandes nomes do fazer artístico nacional, estadual e internacional para Ilhéus, como uma forma de intercâmbio entre esses e os fazedores de cultura locais.
 
Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário: