segunda-feira, 11 de julho de 2016

Rogério Rosso é o favorito para presidir à Câmara

Rogério Rosso é novamente favorito para presidir a Câmara dos Deputados

Rosso decidiu concorrer e vai inscrever hoje a candidatura
José Carlos Werneck
Política e nuvens mudam a cada instante. É verdade! Olhe para o céu, as nuvens estão sempre mudando de posição. A frase é de Magalhães Pinto, embora seja atribuída também a Tancredo Neves. Isso nem importa, mas foi,sem dúvida, um político mineiro que  comparou o movimento das nuvens com as mudanças súbitas na política. Confirmei, na noite deste domingo, num restaurante em Brasília, que o deputado Rogério Schumann Rosso, do PSD do Distrito Federal, é o franco favorito para substituir Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados, tornando-se o primeiro na lista de substitutos de Michel Temer na Chefia do Governo, já que não temos, atualmente, a figura do vice-presidente da República.

Após uma reunião na casa de Rosso, ficou decidido que a eleição para presidente da Câmara será antecipada para as 19h de quarta-feira. De lá, líderes da base aliada consultaram os outros candidatos e chegaram a um acordo. O presidente da Câmara, Waldir Maranhão  havia marcado a sessão para as 16h de quinta-feira, enquanto ,os líderes partidários procuravam antecipar para terça-feira.
SIGILO – Deputados que participaram da reunião queriam sigilo, porque a ideia inicial era que o próprio Maranhão anunciasse nesta segunda-feira a nova data,mas a notícia vazou rapidamente por toda Brasília.
Maranhão não quis falar sobre a mudança , mas disse que desta vez, consultará hoje os líderes. Mas esta “reunião” será apenas uma formalidade, pois tudo já está decidido.
Sexta-feira, Maranhão havia demitido o secretário-geral da Mesa, Silvio Avelino, que acatou requerimento apresentado por partidos do Centrão convocando a eleição para terça-feira. Depois desta decisão, fixou novamente a eleição para quinta-feira, mas agora vai antecipá-la.
VAI OU NÃO VAI – Eu já tinha escrito, na sexta-feira, em artigo para esta Tribuna, e logo após enviá-lo solicitei que fosse retirado, pois Rogério Rosso havia dito que não inscreveria sua candidatura para a chefia daquela importantíssima Casa legislativa.
Pois bem, tudo mudou. Assim, feitos os esclarecimentos sobre o assunto, mando de novo o texto, em que fiz um breve histórico da trajetória política do jovem parlamentar.
Rosso nasceu no Rio de Janeiro, mas sua família mudou-se para Brasília quando ele tinha apenas um ano de idade. É formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB),  especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e em Direito Tributário, também pelo UniCEUB. Trabalhou na Caterpillar Inc. e na Mercedes-Benz antes de ser diretor da Fiat em Brasília. É inscrito na OAB-DF, sob o nº 09769.
CARREIRA POLÍTICA – Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, além de presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Candidatou-se a deputado federal em 2006, mas não conseguiu se eleger, ficando como primeiro suplente, com 51 mil votos.
Em 17 de abril de 2010, foi eleito indiretamente pela Câmara Legislativa para governador do Distrito Federal, sendo empossado em 19 de abril para o governo provisório.
Em 11 de fevereiro de 2010, o então procurador-geral da República Roberto Gurgel protocolou pedido de intervenção federal no Distrito Federal. A eleição indireta e posse de Rogério Rosso não impediu o processo de prosseguir. Em 30 de junho de 2010 o pedido foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal, que decidiu, por 7 votos a 1, contrariamente a intervenção federal no DF.
Na Câmara, Rogério Rosso se destacou como presidente da comissão especial do impeachment de Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados.
VIDA PESSOAL – Sua esposa, Karina Curi Rosso, é  filha de Roberto Curi, dono da rede Curinga dos Pneus e de um dos empresários mais ricos de Brasília. Na prestação de contas à Justiça Eleitoral, Rosso declarou ter arrecadado R$ 1,4 milhão, dos quais R$ 1,2 milhão tiveram como origem as empresas de seu sogro.
Rogério Rosso é baixista, tecladista e guitarrista. Com o nome artístico R. Schumann, Rosso tem preferência por rock pesado, influenciado por bandas como Whitesnake, e mantém um estúdio em sua chácara no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...