quinta-feira, 14 de julho de 2016

Municípios Sulbaianos comemoram a aprovação dos Planos de Carreira dos Professores

Clique para obter OpçõesClique para obter OpçõesOs Planos de Carreira do Magistério aprovados pelas Câmaras Municipais de Vereadores e publicados, recentemente nos municípios de Coaraci, Almadina e Buerarema no Sul da Bahia representam uma conquista e valoriza os profissionais que atuam na Educação Básica. O resultado é fruto da parceria firmada pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc com os Institutos Natura e Arapyaú, que disponibilizaram aos municípios um aporte técnico para a construção e reformulação dos planos.

A tarefa partiu “das necessidades das Secretarias de Educação de 36 municípios de nossa região e da exigência legal, onde se cumpre a meta 18 do Plano Nacional de Educação –PNE, Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabeleceu o prazo de 2 anos partir desta data para a readequação da carreiras dos profissionais da educação básica e superior pública”, explica Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc.
Ao longo do ano de 2015, a equipe técnica responsável pelo trabalho da empresa Constat Educação em conjunto com os gestores e profissionais das secretarias municipais reuniram documentos e informações das áreas, administrativa, jurídica e financeira dos municípios, que possibilitou a confecção do diagnóstico da realidade. Aspectos que facilitaram a construção ou readequação dos planos. “O plano teve a participação das representações de classe e tivemos a preocupação de garantir aos nossos educadores uma carreira transparente, democrática, e que os direitos e deveres sejam garantidos” concluiu Lenildo.
Feliz com a aprovação do Plano, a prefeita de Caoraci Josefina Castro, que teve o plano completamente reestruturado, considerou positiva a forma como se deu o processo de elaboração e a conclusão do documento no município.  “Esse Plano deu maior segurança ao secretário de educação, e ao professor permite que tenha mais tempo para se qualificar e para avaliações fora da sala de aula” ressalta a professora Josefina, que além de prefeita no segundo mandato, é presidente da comissão de Educação da UPB.
Os investimentos e credibilidade do Instituto Natura em ações voltadas a educação no Brasil fortaleceram as instituições parceiras locais e deu celeridade ao projeto da construção dos planos. “Eu acompanhei as reuniões, e vi que era algo firmado com base nos dados que foram levantados, e que visa a melhoria dos profissionais da educação”, comemora Neilma Cardoso Santos Ribeiro, secretária de educação do município de Almadina.
Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...