quinta-feira, 14 de julho de 2016

Municípios Sulbaianos comemoram a aprovação dos Planos de Carreira dos Professores

Clique para obter OpçõesClique para obter OpçõesOs Planos de Carreira do Magistério aprovados pelas Câmaras Municipais de Vereadores e publicados, recentemente nos municípios de Coaraci, Almadina e Buerarema no Sul da Bahia representam uma conquista e valoriza os profissionais que atuam na Educação Básica. O resultado é fruto da parceria firmada pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc com os Institutos Natura e Arapyaú, que disponibilizaram aos municípios um aporte técnico para a construção e reformulação dos planos.

A tarefa partiu “das necessidades das Secretarias de Educação de 36 municípios de nossa região e da exigência legal, onde se cumpre a meta 18 do Plano Nacional de Educação –PNE, Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabeleceu o prazo de 2 anos partir desta data para a readequação da carreiras dos profissionais da educação básica e superior pública”, explica Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc.
Ao longo do ano de 2015, a equipe técnica responsável pelo trabalho da empresa Constat Educação em conjunto com os gestores e profissionais das secretarias municipais reuniram documentos e informações das áreas, administrativa, jurídica e financeira dos municípios, que possibilitou a confecção do diagnóstico da realidade. Aspectos que facilitaram a construção ou readequação dos planos. “O plano teve a participação das representações de classe e tivemos a preocupação de garantir aos nossos educadores uma carreira transparente, democrática, e que os direitos e deveres sejam garantidos” concluiu Lenildo.
Feliz com a aprovação do Plano, a prefeita de Caoraci Josefina Castro, que teve o plano completamente reestruturado, considerou positiva a forma como se deu o processo de elaboração e a conclusão do documento no município.  “Esse Plano deu maior segurança ao secretário de educação, e ao professor permite que tenha mais tempo para se qualificar e para avaliações fora da sala de aula” ressalta a professora Josefina, que além de prefeita no segundo mandato, é presidente da comissão de Educação da UPB.
Os investimentos e credibilidade do Instituto Natura em ações voltadas a educação no Brasil fortaleceram as instituições parceiras locais e deu celeridade ao projeto da construção dos planos. “Eu acompanhei as reuniões, e vi que era algo firmado com base nos dados que foram levantados, e que visa a melhoria dos profissionais da educação”, comemora Neilma Cardoso Santos Ribeiro, secretária de educação do município de Almadina.
Por - Viviane Cabral

Nenhum comentário: