terça-feira, 12 de julho de 2016

Itabuna defende ações integradas para recuperar nascentes dos rios

(Tomara que dê certo, para a alegria do poeta Augusto dos Anjos, na eternidade, que morreu em 1914 e escreveu  "O machado e o Cedro", preocupado com o desmatamento!") 

O presidente da Emasa, Ricardo Campos, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Lopes, defenderam nesta segunda-feira, dia 11, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a necessidade de união dos gestores municipais, entidades governamentais e privadas, agricultores e a população do sul da Bahia para viabilizar o reflorestamento das áreas degradas e iniciar a recuperação das nascentes dos rios das bacias hidrográficas. Ambos destacaram também que é preciso maior participação do Governo Federal nas políticas de saneamento básico e liberação de mais recursos para investimento no sistema de captação e distribuição de água.  


Ricardo Campo e Sandro Lopes fizeram a defesa das ações integradas durante um evento que está sendo promovido pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, com o apoio do Instituto Cabruca, AMURC, Fundação Pau Brasil, UESC, CREA e Ceplac para discutir alternativas que mitiguem a falta d’água na região, a degradação ambiental e indiquem saídas para a grave situação de seca.  Estão participando estudantes, professores, integrantes de organizações não governamentais e gestores municipais, além de representantes de Itabuna e Itajuípe e o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.

O presidente da Emasa afirmou que a gestão municipal vem contribuindo e participando de diversos projetos elaborados por instituição de ensino superior e organizações não governamentais, cuja maior preocupação é porque praticamente não existem mais matas ciliares nas bacias hidrográficas dos rios Cachoeira e Almada, que abastecem Itabuna e outros municípios. “As nascentes há muito tempo sofrem com a falta de preservação, problema que se agrava a cada ano. São problemas antigos que só vamos resolver com muitas discussões, investimentos e efetiva conscientização da população”, disse Ricardo Campos.

 Ele observou ainda é que necessário haver políticas de incentivos aos agricultores para que preservem o meio ambiente. “É importante, por exemplo, a implantação do programa de pagamento por serviços ambientais e produção de água, que podem contribuir para a recuperação das matas ciliares e recuperação dos rios e tributários. Mas temos lutado muito também por liberação de mais recursos para que possamos ampliar o percentual de esgoto tratado e a capacidade de fornecimento de água potável para a população. O primeiro passo foi dado, com o início da construção da barragem do Rio Colônia”, destacou.

PARCERIAS

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Lopes, é possível explorar mais a capacidade técnica das instituições de ensino superior e da Ceplac para acelerar o processo de recuperação das matas ciliares.  Para Sandro, somente as ações que envolvam os gestores públicos e a população podem amenizar a crise hídrica que os municípios do sul da Bahia atravessam. “Estamos vivendo uma das maiores secas das últimas décadas por causa da nossa falta de cuidado com o meio ambiente ao longo dos anos”, avaliou.  

Já o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, fez um balanço dos investimentos do Governo para garantir água potável nos municípios que enfrentam o problema da seca. Segundo o secretário, no período de 2006 a 2015 houve aumento de 48% no número de domicílios com água tratada na Bahia e o Estado vem auxiliando a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

Cássio Peixoto falou ainda das ações do Governo do Estado para amenizar os efeitos da escassez de água nos municípios do sul da Bahia.  Citou que em Itabuna está em fase de conclusão a perfuração de poços artesianos nas zonas rural e urbana e está andamento a construção barragem no Rio Colônia para melhorar o abastecimento em Itabuna e Itapé. Já em Ilhéus devem ser realizadas obras emergenciais para captação de água na região de Lagoa Encantada. O evento foi coordenado pelo deputado estadual Marcelino Galo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...