terça-feira, 5 de julho de 2016

EMASA em Itabuna as investigações continuam

Itabuna: Ação dos funcionários da Emasa é um exemplo de luta e persistência

 
  Os dezessete dias de ocupação das instalações da Câmara de Vereadores pelos funcionários da Emasa, com apoio dos movimentos sociais, vão ficar na história de Itabuna como um marco da luta por um modelo de desenvolvimento de saneamento público.
  A ocupação teve o objetivo definido: obstruir três projetos referentes à concessão privada dos serviços de água e esgoto, contrários aos interesses da comunidade itabunense. Ficou provado que as matérias iriam tramitar à “toque de caixa”, sem uma discussão mais aprofundada com a sociedade.
  A crise hídrica – a mais grave da história do nosso município – deve-se, além dos fatores climáticos, à falta de planejamento e investimentos em preservação de água, seja por meio de barragens ou sistemas adutores alternativos.
 
  A primeira etapa da luta contra a privatização da água foi vencida ou, pelo menos, adiada. Destaca-se a participação decisiva da Igreja Católica e a união dos funcionários da Emasa. A próxima etapa é propor qual modelo de gestão de saneamento básico que pretendemos.
  Cabe, agora, à sociedade itaubnaense, de maneira organizada, ir às ruas defender um modelo de empresa pública e municipal de saneamento autônoma, com mais responsabilidade social, ambiental e, principalmente, com participação popular.
  A água é um recurso natural extremamente estratégico, insubstituível. Trata-se, portanto, de direito humano e não uma mercadoria a serviço dos interesses privados.
Expressaounica:
Neste monotremo cinco funcionários da Emasa estão sendo ouvidos pelo Ministério Público, inclusive, a titular das denuncias, funcionária concursada, Fernanda Fetal, sobre os desmandos da atual diretoria, liderada pelo engenheiro, Ricardo Campos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...