segunda-feira, 25 de julho de 2016

Com serviços à população Saúde comemora Dia de Luta Contra Hepatites

 O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde programou uma série de atividades para comemorar, em Itabuna o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído no dia 28 de julho pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desta terça e até quinta-feira, moradores do Sarinha Alcântara, Ferradas e outros bairros vizinhos serão atendidos por profissionais de saúde que realizarão testes rápidos para hepatites B e C.


Na terça e na quinta-feira o evento acontecerá no Centro Social Urbano das 8 às 14 horas enquanto na quarta-feira será na Unidade de Saúde de Ferradas, das 8 ao meio dia. Durante os três dias, além de exames preventivos, haverá distribuição de panfletos informativos e preservativos. 

            A coordenadora do CERPAT, Suze Mayre Martins Azevedo, explicou que a celebração da data tem como objetivo atrair a atenção da população para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. “A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem garantem acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças”, justificou.

            Suze lembra que, de acordo com a OMS, existem no Brasil, cerca de 2,3 milhões de pessoas com algum tipo de hepatite enquanto outras 1,5 milhão são portadoras de hepatite C, a mais grave e ainda sem vacina para este tipo.

           O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, informou que o Brasil tem priorizado a realização de campanhas que estimulem as pessoas a se vacinar gratuitamente contra a hepatite B e a buscar o diagnóstico precoce para hepatite B e C. “Itabuna participa dessa luta nacional visando atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os milhões de brasileiros que o Ministério da Saúde estima que estejam infectados pelos os vírus B e C”, explicou.

            Em Itabuna as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais são realizadas pelo CERPAT, do Departamento de Média e alta Complexidade, da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as organizações não governamentais GAPA-Itabuna, Grupo Humanus, Grupo Chã com Bolacha e Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. 

         “Agora teremos o reforço dos Rotary Club Itabuna e Rotary Club Itabuna Sul que já programaram um grande mutirão para os dias 5 e 6 de agosto, na Praça Olynto Leone. É a grande oportunidade que a população terá para despertar, conhecer um pouco mais sobre as hepatites virais, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento”, finalizou Suse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...