segunda-feira, 4 de julho de 2016

Centro de Atenção Psicossocial oferece atendimento voltado à saúde mental em Ilhéus

São oferecidas atividades físicas e terapêuticas, grupos de família, oficinas de higiene, saúde e artesanato, passeios, dentre outras
 O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Ilhéus, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), oferece atendimentos clínicos e individuais de serviço social, consulta de psicologia, visitas domiciliares e encaminhamento externo a pacientes com transtornos mentais. A ação é em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social, Ministério Público Estadual, Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e INSS. O espaço promove ainda atividades físicas e terapêuticas, grupos de família, oficinas de higiene, saúde e artesanato e passeios. Atualmente, são atendidos 419 pacientes ativos e estão registradas 836 pessoas.

A coordenadora do Caps II – localizado no bairro Cidade Nova, enfermeira Joyce Lago Leal, salienta que a proposta é oferecer atendimento à população, oferecer acompanhamento clínico e reinserção social ao trabalho, lazer, noções de cidadania e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. “Realizamos ainda festas relacionadas a datas comemorativas, a exemplo de carnaval, São João, páscoa, natal e Dia Mundial da Saúde Mental e CineCaps”.
Leal reforça que o Caps I é destinado ao tratamento a menores de quatro aos 18 anos de idade, portadores de patologias específicas, a exemplo de autismo, de Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno e retardo mental com comprometimento da convivência social e dificuldades de comportamento sem ou com agressividade e agitação.  O centro serve de campo de estágio a diversas universidades e escolas técnicas de enfermagem da região, e contribui na formação de alunos dos cursos de medicina, psicologia e enfermagem.
A enfermeira sanitarista da secretaria municipal de Saúde, Ana Cristina Ramos, enfatiza que no Caps II estão cadastrados 750 crianas e mais 537 ativos. Após avaliação e prescrição médica, o usuário tem acesso a medicamentos psicotrópicos, na farmácia do centro. O grupo recebe cuidados e gestão da assistência farmacêutica, situada na avenida Oswaldo Cruz, 368, por mais de 12 anos, das 8 as 12 e 13 às 17 horas. A equipe é composta por psiquiatra, pediatra, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social, técnicos de enfermagem e cuidadores.
O secretário de Saúde, Antonio Ocké, conta que as duas unidades do Caps recebem suporte de técnico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), por meio de educadores físicos e musicoterapeuta. O centro é um programa do Ministério da Saúde, que faz parte da rede de atenção da saúde mental, de caráter aberto e comunitário e realiza atendimento a pessoas com transtorno mental leve, grave e persistente.
 Da-Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...