terça-feira, 14 de junho de 2016

Solidariedade! ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Solidariedade!

Antonio Nunes de Souza*


Temos que reconhecer, prioritariamente, que esse sentimento, ou comportamento, é um dos mais importantes de todos os outros que praticamos, ou até aqueles que deixamos de praticar no cotidiano das nossas vidas!


Entretanto, em função das singularidades e egoísmos que foram se alastrando dentro da sociedade em todas as comunidades, quer sejam ricas, milionárias (principalmente), ou as mais pobres, essas talvez por falta de condições, a escassez seja bastante pronunciada e vigente. Todos, parecendo que estão assombrados ou com medos desmedidos, ficam arredios e omissos nas horas mais precisas, não enxergando e imaginando que, as tragédias, podem acontecer com elas próprias em condições totalmente inesperadas e, em algum momento da vida, pode depender de um simples copo de água, que uma pessoa pobre e humilde pode matar a sua sede, demonstrando que a solidariedade, é um ato de piedade cristã!

Vale bastante meditar a respeito desse sentimento, que quando é exercido, somente demonstra o tanto que existe em seu coração de bondade, humanismo e sensibilidade. Esse comportamento que foi bastante utilizado pelo Jesus de Nazaré, em todas suas ações, infelizmente, em vez enraizar-se e tornasse algo peculiar e normal entre os homens, ao contrário está, cada dia, sendo esquecido e renegado, fazendo as pessoas, erroneamente, suporem que jamais precisarão de ninguém durante sua vida, já que dispõe de condições para resolver suas questões. Isso é um triste e lego engano, que somente é percebido depois que acontece os acidentes inevitáveis de percursos!

Não existe custos, apenas um pouco de afetividade, compreensão e amor ao próximo, para que seja processada com admiração e aceitação de quem naquele momento precisa e, com certeza, por mais cético que alguém possa ser, quando receber um sorriso de muito obrigado, ou Deus lhe abençoe, não se sensibilize e sinta que fez um gesto de solidariedade!

Reflita, pense a respeito, observe se você pode abrir mais o seu coração e, mais que depressa, procure compensar com atos e atitudes as vezes que falhou nos comportamentos passados!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...