quarta-feira, 1 de junho de 2016

Secretaria de Saúde apresenta relatório de ações na Câmara de Ilhéus

Além do relatório, o secretário Antônio Ocké e sua equipe técnica também fizeram uma síntese das atividades desenvolvidas pela pasta neste primeiro quadrimestre de 2016
Acompanhado de equipe técnica, o secretário de Saúde, Antônio Ocké, apresentou, na Câmara de Vereadores, o relatório financeiro e de ações da pasta referente ao primeiro quadrimestre deste ano. A explanação foi feita à Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, durante audiência pública ocorrida no plenário Gilberto Fialho, na última terça-feira, 31. Ele ressaltou que o Município aplicou, no período, o total de 15,22% das receitas - percentual que cumpre exigências legais - com ações e serviços públicos na área.

Durante a audiência, o secretário Antônio Ocké também fez uma síntese das atividades desenvolvidas pela Sesau no primeiro quadrimestre, a exemplo da área de Atenção Básica, que realizou mutirões de saúde em diversos pontos do município, como Rio do Engenho, Couto, Castelo Novo, Juerana, São Miguel, Itariri, São José, Ponta do Ramo, Areia Branca, Búzios, Maria Jape, Mamoan e Carobeira. 
No setor de saúde bucal, o titular da Sesau citou as reativações do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Almir Couto, na Avenida Soares Lopes, do consultório odontológico do Centro Euler Azzaro, no Teotônio Vilela, e do gabinete dentário da unidade da ESF (Estratégia Saúde da Família) do Banco Central. O relatório mencionou também a distribuição de material preventivo (escova e creme dental) nas escolas e creches municipais para realização de atividades de escovação após a merenda escolar.
As atividades desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica incluíram uma grande capacitação para médicos e enfermeiros sobre o manejo da tríade Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Além disso, o setor também atuou na busca ativa de pacientes, investigação dos agravos de notificação compulsória, bloqueio vacinal e  coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial dos pacientes.
Sanitária - Na Vigilância Sanitária, foram destacadas a realização de 374 inspeções, o atendimento de 30 denúncias, a participação no grupo de trabalho para a confecção do Projeto “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária” para o IX Prêmio Prefeito Empreendedor e a intensificação das            inúmeras atividades de fiscalização dos micro empreendedores individuais.
No que tange à questão das endemias, a equipe informou que o 1º ciclo do Levantamento de Índice Rápido (Lira) deste primeiro quadrimestre foi de 6,7%, com a inspeção de 2.564 imóveis, enquanto que o 2º foi de 8,8%, com 2.645 imóveis vistoriados. Além disso, foram monitorados 1.377 pontos estratégicos (locais vulneráveis à introdução do vetor, como construções, ferros velhos, cemitérios e postos de floricultura).
Já na área do combate às doenças sexualmente transmissíveis, a Sesau de Ilhéus enfatizou a intensificação das ações de testagem para HIV e Sífilis em diversos mutirões e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), fornecimento de testes rápidos e terapia antirretroviral para a Maternidade Santa Helena e o Hospital Geral Luís Viana Filho e acolhimento, assistência e orientação para as vítimas de abuso sexual e acidentes perfuro cortantes.
Presenças - Coordenada pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Ilhéus, vereador James Costa, a reunião serviu para avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. Também participaram da audiência pública, entre outros, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, vereador Ivo Evangelista, o secretário municipal da Fazenda, Raimundo Ferreira, o consultor contábil José Vieira Souza e os superintendentes             da Secretaria da Saúde, Edvaldo Soares (Edinho) e Gleiciane Birschener.
 Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...