“Do jeito que estamos, com uma conta que aumenta o débito a cada mês em
torno de R$2 milhões, não sabemos se estaremos abertos para comemorar o
centenário da Santa Casa em Janeiro”. Com essas palavras, o provedor da
Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger Júnior, comunicou à
imprensa, em uma coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (10.08),
o agravamento da crise financeira vivida pela instituição a níveis sem
precedentes.
No mesmo momento, a provedoria apresentou as estratégias
adotadas para tentar evitar o fechamento de serviços. Sobre o ponto
central que resultou no agravamento da crise interna, o provedor
informou que a Santa Casa de Itabuna recebeu no início deste mês, da
Receita Federal do Brasil, uma Carta-Cobrança Especial (CCEI), emitida
em desfavor da instituição no valor aproximado de R$13 milhões. “Estamos
neste momento com o setor jurídico atuando para buscar alternativas de
pagamento e de composição com a Receita. No entanto, frisamos que esse
débito só existe em função da necessidade premente de manter os
Hospitais abertos e funcionando, pois acreditávamos que conseguiríamos
regularizar o repasse dos impostos, o que acabou não acontecendo”,
acrescentou. O provedor Eric ressaltou que este montante é parte dos
R$110 milhões devidos hoje pela Santa Casa, que somente consegue manter
seus serviços funcionando, pois tem conseguido preservar, mesmo com
imposição de sacrifícios, a classe médica, de funcionários e os
fornecedores.
Ainda falando sobre a construção de alternativas à crise, a
atual provedoria anunciou algumas medidas em curso: renegociação com as
instituições bancárias, já tendo conseguindo uma repactuação da dívida
com a UNICRED; negociação com o Sindicato dos Funcionários, que acabou
de apresentar uma solicitação de reajuste de 15% na Campanha Salarial;
conversação com as Operadoras de Saúde Suplementar, buscando o reajuste
das tabelas de custeio dos serviços hospitalares; e por fim, a
apreciação do relatório da consultoria independente, especializada em
gestão de crise hospitalar, contratada para traçar um diagnóstico e
plano de reestruturação financeira da instituição. “Este último ponto é
crucial já que adotaremos recomendações técnicas para reenquadrar a
Santa Casa de Itabuna no mercado, pretendendo assim garantir, em
primeiro lugar, o não fechamento da instituição, e em segundo lugar que a
instituição seja sustentável”, finalizou.
Ainda durante a coletiva, o provedor destacou que a diretriz que
ordenará este novo cenário é a redução de custos.
“Já que não temos
expectativa de receitas novas em curto e médio prazo, precisamos
reaprender a fazer o nosso serviço gastando menos e isso estará
envolvendo diretamente os as parcerias, o nosso quadro de funcionários e
os serviços mantidos”, registrou. Ressaltando a importância da Santa
Casa de Itabuna para o interior da Bahia, o provedor Eric Ettinger
Júnior relatou que são atendidos mensalmente nos serviços de saúde da
instituição aproximadamente 66 mil pessoas, com o total de 403 leitos
ativos distribuídos entre os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel
Novaes e Hospital São Lucas. “Destes serviços temos muitos que são
exclusivos da instituição na região, como a Cardiologia, a Hemodiálise,
as cirurgias Pediátricas, além de alguns que são exclusivos em todo
interior do Estado, como a rede de tratamento contra o câncer para
crianças. Precisamos que estes serviços continuem funcionando e estamos
trabalhando para isso”, declarou Eric.
Da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável