sexta-feira, 10 de junho de 2016

Projeto Praça Junina Rio do Braço começa neste fim de semana, em Ilhéus

Iniciativa busca a recuperação da história do distrito ilheense e a promoção do destino no roteiro do turismo rural
 Dois resgates históricos estão em curso no distrito do Rio do Braço, na zona rural de Ilhéus: o primeiro, da importância historiográfica daquela região, que foi berço da produção cacaueira no sul da Bahia e agora passa por um processo de recuperação de parte do casario local. O segundo, da tradição dos festejos juninos, que voltam àquela localidade cheia de vida a partir deste ano, e percorre os próximos fins de semana de junho.

A Praça Junina Rio do Braço será iniciada neste sábado e domingo (11 e 12) e integra o projeto Estação Rio do Braço. Até o último fim de semana do mês, diversas manifestações artísticas e musicais se apresentarão nos diferentes ambientes e palcos montados no local, prometendo grandes e inesquecíveis encontros. A iniciativa contará ainda com restaurantes, barracas de moda e artesanato, programação infantil, moeda própria (o Réis), cenografia e estacionamento.
Estação – Palco da novela “Renascer”, da Rede Globo, a localidade é o berço da produção cacaueira da região e chegou a ser uma das áreas mais nobres. O projeto 'Estação Rio do Braço‘ foi idealizado pelo empresário Lucas kruschewsky, proprietário do restaurante, pertencente a 5ª geração de uma das mais tradicionais famílias da região. O empreendimento foi construído na antiga estação Rio do Braço, preservando sua estrutura. 
Segundo Kruschewsky, a restauração e recuperação daquele sítio histórico, em primeiro lugar, foi iniciada por um compromisso de família, e também pela importância do local como espaço de memória da cultura do cacau, das famílias de trabalhadores, além do potencial de Rio do Braço para o segmento do turismo rural.
Sua primeira ação à frente do projeto foi adquirir a ruína da antiga estação ferroviária e realizar sua recuperação. Hoje, o local já possui infraestrutura para funcionar como restaurante e casa de eventos, sendo dotado de palco para apresentações artísticas. As próximas atividades do Projeto são a restauração da igreja.
Onde fica - O distrito ilheense de Rio do Braço fica a seis quilômetros da Rodovia BA – 262 (Ilhéus-Uruçuca), na altura do km 19. A estação ferroviária de Rio do Braço foi inaugurada em 1911, por investidores ingleses, para integrar o projeto da Estrada de Ferro Ilhéus-Conquista. Por volta de 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo. A desativação da estação aconteceu por volta de 1964.
 Da -  Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...