quarta-feira, 15 de junho de 2016

Prefeito sanciona lei que institui feriado no dia 24 de junho em Ilhéus

 A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores e já sancionada pelo prefeito em exercício Carlos Machado.

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, por unanimidade, o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, que institui a data de 24 de junho, Dia de São João, como feriado municipal. A sanção da lei ocorreu nesta quarta-feira, dia 15, às 17h30min, pelo prefeito Carlos Machado (Cacá), na presença do presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Jandir Dócio.

 Também estiveram presentes ao ato, os secretários municipais de Administração, Ricardo Machado, de Relações Institucionais, Fred Vesper, e de Comunicação, Valério de Magalhães, além do presidente licenciado do Sindicato dos Bancários, Rodrigo Cardoso, e da ex-presidente da entidade e ex-vereadora, Marlúcia Paixão.
 O prefeito Carlos Machado entregou o projeto de lei, pessoalmente, ao presidente da Câmara de Vereadores, Tarcísio Paixão, que esteve acompanhado pelo vice-presidente, vereador Ivo Evangelista, na última quinta-feira, 9, durante audiência no Centro Administrativo do Município, situado no bairro da Conquista. Na mensagem, o Executivo argumenta que o projeto foi encaminhado após “diversas manifestações, especialmente do comércio, bancos e servidores públicos municipais”.
 O prefeito comenta que várias instituições representativas dessas atividades econômicas sempre reivindicaram esse feriado, por considerar o dia de São João, uma festa de tradição no nordeste e um dia de pequena movimentação no comércio. “Como comerciante sempre foi um sonho meu. E agora no exercício do cargo de prefeito, tenho a oportunidade de realizar essa conquista”, afirmou.
Ilhéus possui dois feriados relativos a questões religiosas – de São Jorge e Nossa Senhora da Vitória, padroeiros do município, e pode ampliar esse número até o limite de quatro, de acordo com a Lei Federal nº 9.093/95, que já inclui a Sexta-feira da Paixão. O feriado de São João entra na categoria de civil, conforme pesquisa feita pelo secretário de Administração, Ricardo Machado.
Reivindicação – O presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Jandir Dócio, agradeceu o empenho do prefeito para a formalização da lei que cria e feriado municipal de 24 de junho. Segundo ele, essa era uma antiga aspiração da categoria dos bancários e dos comerciários também. Presente à reunião, a ex-vereadora Marlúcia Paixão reconheceu o trabalho institucional da Prefeitura e disse ao exercer o mandato tentou, muitas vezes, aprovar esse projeto de lei. “Agora, vimos que nossa reivindicação é um direito reconhecido”, acrescentou.

Da - Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...