terça-feira, 7 de junho de 2016

Ilhéus mantém serviços de apoio à mulher vítima de violência

Centros prestam apoio gratuito e especializado à reabilitação e recuperação da autoestima da mulher
  A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus possui serviços e programas que atendem especialmente ao público feminino. Alguns deles, como o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram) presta cuidados às vítimas de violência sexual, psicológica e física. Através de equipe composta majoritariamente por mulheres, a entidade acolhe as vítimas de violência encaminhadas pela rede de atenção da SDS ou que procuram ajuda espontaneamente.  

Inaugurado em 2015 pelo prefeito Jabes Ribeiro, o espaço funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Oferece acompanhamentos com psicóloga, psicopedagoga, advogada, assistente social e arte-terapeuta. Assim, busca prestar apoio psicológico, jurídico, e para o empoderamento social para as mulheres vítimas de violência no seio familiar, além de encaminhar os casos notificados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), à rede de saúde e aos órgãos de justiça. Às sextas-feiras, o expediente é interno.

Sua sede está localizada à Avenida Vereador Marcos Paixa (antiga Bahia), n° 174, no bairro Cidade Nova. O coordenador centro em Ilhéus, Lúcio Gusmão, explica que a presença de um equipamento desse, apesar de representar o amparo às mulheres, mostra “o quão a sociedade ainda continua machista e adepta da subjugação da mulher, o que requer ainda mais esforços para acabar com essa cultura”.

Creas - O secretário de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, lembra que outro programa que também é voltado às mulheres é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). Ele compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O serviço é mantido em parceria com o Governo Federal e faz parte dos programas a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Sua sede fica localizada na Avenida Uberlândia, nº 555, no bairro do Malhado. Além destes, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) através de suas atividades e oficinas, busca ofertar às mulheres maneiras de sair da situação de vitimização e criar renda por meio dos cursos ofertados nas cinco unidades do Cras existentes na cidade. Os Cras estão localizados nos bairros Teotônio Vilela, Barra, Banco da Vitória, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...