terça-feira, 14 de junho de 2016

Funcionários da Emasa invadem câmara em protesto

(Eles estão contrário a venda da empresa municipal)
Quando não se ouve o povo, dá nisso. E notem que a manifestação ainda não ganhou as ruas com o vigor de um povo sofrido, que não tem tido o devido respaldo do gestor municipal, que faz questão de desafiar a ordem natural das coisas e agir como se fosse "dono" de tudo. Vamos à matéria:


O projeto do Executivo, que propõe a transformação da Emasa numa autarquia responsável por iluminação pública e coleta de lixo, seria lido hoje. Em seguida, deverá ser encaminhada proposta da concessão propriamente dita. Para serem aprovadas tais mudanças, é necessária a autorização do Legislativo. 

No entender dos servidores, porém, ceder o patrimônio da Emasa não é a solução para a crise hídrica enfrentada há meses na cidade. Além disso, temem a perda dos empregos e o aumento exorbitante da tarifa da água. Parte dos manifestantes está na área interna do prédio do Poder Legislativo e o restante, do lado de fora. A intenção deles é impedir que seja lido o mencionado projeto. A Polícia Militar foi acionada, foi até o local, mas já saiu, porque a ocupação é pacífica." 

Há pouco tivemos a informação de que os funcionários da EMASA deixaram as dependências da Câmara Municipal e estão vigilantes. Por outro lado, Sua Excelência o Presidente da Câmara fechou a casa do povo com receio de nova "invasão", ou seja, não haverá expediente na câmara hoje, terça-feira, 14.06. Tudo isso poderia ser evitado e tudo isso é lamentável, PREFEITO!(Diário Bahia)

Do blogdo ornamserapiao

Nota da Câmara à Imprensa
A Câmara de Vereadores de Itabuna esclarece que prima pelo diálogo e transparência nos atos legislativos e que, por isso, vem informando sobre os trâmites acerca do Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, que trata da concessão do serviço de distribuição de água e saneamento básico, desde a última quinta-feira, 9, quando uma  Comissão de Trabalhadores da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) esteve na Casa Legislativa, antes mesmo do projeto ter sido protocolado.

Mesmo com os esclarecimentos, na tarde dessa segunda-feira 13, diversos funcionários da Emasa ocuparam a Sala das Comissões Técnicas Reunidas para protestarem sobre a tramitação da matéria, mesmo não estando o projeto em pauta, conforme foi informado aos funcionários pelo presidente das Comissões.

A Câmara reafirma que a ocupação é injustificável, já que a tramitação ocorrerá somente após o projeto ser lido durante a Sessão Ordinária dessa quarta-feira, 15. Posteriormente à leitura, a matéria ainda será encaminhada para as Comissões de Legislação e de Serviços Públicos, que só estarão reunidas na próxima segunda-feira, 20. Nas Comissões, será designado o relator da matéria e a mesma será ainda amplamente debatida por meio de Audiências Públicas antes de retornar às Comissões para aprovação ou não do relatório. Somente após esse processo, o projeto será votado, em primeira e segunda discussão, no Plenário.  

Durante todo esse trâmite, a Câmara reforça que a Mesa Diretora fará uma pesquisa de opinião pública para ouvir a população de Itabuna, bem como os funcionários da Emasa sobre o projeto. Em tempo, o Poder Legislativo informa também que permanece aberto ao diálogo com os funcionários e que tomará todas as providências cabíveis no sentido de manter a ordem no patrimônio e nas atividades legislativas. 
Da - Assessoria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...