terça-feira, 14 de junho de 2016

Críse Hídrica: Ilhéus aprova captação de água na barragem do Parque Municipal da Esperança

A autorização ambiental tem caráter provisório e a utilização do sistema ainda depende de outorga de água por parte do Inema, órgão do Governo do Estado.
 A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) aprovaram a Autorização Ambiental requerida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para implantar uma adutora de captação de agua na represa do Parque Natural Municipal da Boa Esperança, unidade de conservação do Município. A medida, motivada pela atual crise hídrica, contou com anuência prévia do conselho consultivo da unidade de proteção integral, e tem caráter temporário, até que se normalize o regime pluviométrico na região.

Mesmo com a autorização emitida pelo Município, a Embasa ainda depende da Outorga de Água a ser concedida pelo órgão estadual competente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e de uma segunda anuência do conselho consultivo da referida área protegida, que analisará o relatório de pequeno impacto ambiental referente à adução do recurso hídrico superficial armazenado na barragem da esperança.
Responsável pelo serviço de abastecimento d’água no município de Ilhéus, a Embasa está monitorando o revezamento na distribuição de água para as zonas central, norte e oeste da cidade. De acordo com o diretor local da Embasa, José Lavigne, “o sistema de abastecimento de Ilhéus encontra-se com oferta de água reduzida devido à longa estiagem que atinge a região, que causou a diminuição do volume acumulado na barragem do Iguape”.
Nesse sentido, a empresa solicitou ao Município a análise ambiental para a implantação de adutora de água bruta, com extensão de 2.254 metros, com a finalidade de captar, em caráter temporário, até 180 m³/h com operação de 24 horas, nos mananciais da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal da Boa Esperança. O investimento no serviço está orçado em mais de 600 mil reais.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...