quinta-feira, 9 de junho de 2016

Biblioteca Pública de Ilhéus se consolida como espaço para eventos culturais

Qualquer pessoa pode reservar as salas ou auditório de forma gratuita, desde que o faço com antecedência

Reinaugurada em 2015, após um longo trabalho de revitalização tocado com recursos municipais, a Biblioteca Pública Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, no centro de Ilhéus, completa um ano de funcionamento no dia 28 de junho deste ano. O espaço, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, possui um extenso acervo de livros nacionais e estrangeiros, atlas, dicionários e enciclopédias e também é palco de diversos eventos culturais.


Desde a reinauguração, a Biblioteca Pública tem funcionado para além de um ambiente de leitura, tornando-se um lugar de multimeios para a cultura, lazer, formação, economia criativa e turismo da cidade. Eventos como Primavera de Museus, Semana da Consciência Negra, Conferência da Cidade, exibição de filmes, além de debates e palestras, já foram realizadas no prédio histórico, fazendo com que o ilheense volte a visita-lo, trazendo um novo olhar e conhecendo novas perspectivas que o ambiente pode revelar.

O Secretário de Cultura Paulo Atto explica que as Salas de Oficina, Exposição e o Auditório Hélio Pólvora podem ser reservados gratuitamente por qualquer cidadão que tenha interesse em realizar algum evento no espaço. Porém, o Atto ressalta que “a reserva do espaço deve ser feita com certa antecedência, através do encaminhamento de um ofício para o servidor Gilmário Rodrigues, que atende na biblioteca”.

Acervo - De acordo com a gestora do espaço, Regina Figueroa, em um ano, o acervo da Biblioteca passou de 3 mil para 15 mil exemplares, por conta da campanha de doação realizada pela Secretaria de Cultura de Ilhéus, que também recebeu obras literárias doadas pela família do escritor Jorge Amado.

Além dos espaços disponíveis pra realização de eventos, a Biblioteca possui também Sala de Empréstimo, onde somente adultos podem ter cadastro e efetuar o empréstimo de livros; Sala Infantil, com obras literárias para crianças de até 12 anos disponíveis para leitura; Sala de Referência composta por diversas enciclopédias, atlas e dicionários; Sala de Pesquisa e a Sala de Leitura em Braile, garantindo a acessibilidade à toda comunidade ilheense.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...