terça-feira, 7 de junho de 2016

Acordo entre rodoviários e empresas de ônibus de Itabuna

O secretário Abrão e o prefeito Vane
             A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), comemorou o acordo salarial entre os trabalhadores que operam o sistema de transporte coletivo urbano e as empresas de ônibus São Miguel e Rio Cachoeira. Representados pelo Sindicato dos Rodoviários de Itabuna foi negociado reajuste salarial de 10% e de 12% sobre o ticket salarial, afastando definitivamente o movimento de paralisação que a categoria realizou no estado. O acordo não terá reflexos sobre a tarifa cobrada dos usuários do sistema de transporte coletivo, que continua em R$ 2,50.


            O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que hoje se reuniu com o secretário Abrãao Ribeiro, se disse satisfeito com o acordo entre as partes, após oito rodadas de negociação. Vane lembrou que não houve paralisação do sistema de transporte público por ônibus nos últimos quatro anos, quando ocorreu apenas um reajuste tarifário. Além disso, citou o processo de concorrência pública em andamento para a melhoria das condições de mobilidade da população, cuja sessão de abertura da licitação está programa para o próximo dia 30 de junho, às 9 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves.
            A concorrência é pelo tipo melhor técnica e preço, para a outorga onerosa de lotes do serviço de transporte coletivo de passageiros e obrigará a empresa ou empresas vencedoras a construir duas estações de transbordo, que permitirão ao usuário trocar de linha, sem necessitar pagar nova tarifa. Também está prevista a implantação de GPS nos ônibus para o acompanhamento do itinerário em tempo real, facilitando a fiscalização da Settran. “Com isso, o município pretende reduzir o tempo de espera, evitando superlotação nos veículos e oferecer mais segurança aos usuários”, sublinha o prefeito.

            Vane disse que a atual administração tem trabalhado firmemente pela modernização do transporte público, recordando que desde 2013 a Prefeitura de Itabuna regulamentou os serviços de mototáxis e motofrete, depois de uma  luta de mais de 20 anos da categoria. Por meio da pela Lei nº 2.260, de 19 de dezembro de 2013, o serviço passou a ser oferecido à população por profissionais regulamentados que se utilizam de motocicletas na cor amarela, plotada com brasão do município, logomarca da Settran, número do alvará e o tipo de serviço “Mototaxi”, que usam colete e um par de capacetes amarelos com números de identificação.

            O prefeito de Itabuna também fala da criação da Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN), que a partir de julho de 2014, passou a funcionar como Centro de Formação de Condutores homologado pelo Governo do Estado, por meio do Detran, que autorizou criação da escola para habilitação de motoristas que não podem pagar por um curso particular. Além de formar legalmente novos condutores, tem grande importância social, pois, oferece às pessoas de baixa renda uma oportunidade de tirar a tão sonhada habilitação, um documento indispensável para muitas empresas na hora de contratar funcionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...