segunda-feira, 30 de maio de 2016

Secretaria de Saúde promove mutirão para aplicação de toxina botulínica em Ilhéus


O mutirão acontecerá das 8 às 12 horas, no Núcleo de Assistência Especializada (Nae), localizado na Avenida Soares Lopes, em frente ao centro de convenções

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizará, na próxima sexta-feira, 3 de junho, um mutirão com pacientes neurológicos para aplicação de toxina botulínica. A ação envolve profissionais do Hospital das Clínicas da  Universidade Federal da Bahia (UFBA), que virão a Ilhéus para prestar o atendimento.


O mutirão acontecerá das 8 às 12 horas, no Núcleo de Assistência Especializada (Nae) da Secretaria de Saúde, localizado na Avenida Soares Lopes, em frente ao centro de convenções. E contará com a participação do fisioterapeuta Nildo Ribeiro e do médico neurologista Ailton Melo. Para garantir o atendimento durante o mutirão, os pacientes com problemas neurológicos precisarão realizar um pré-cadastro no próprio NAE, onde devem comparecer munidos de cartão SUS, RG e comprovante de residência, antes da data do evento.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, explica que a parceria com o Hospital das Clínicas é muito importante porque viabiliza a vinda dos profissionais até o município e “essa ação, além de reduzir custos com viagens de pacientes que precisam se deslocar até Salvador para realizar o procedimento, contribui para que o tratamento não seja interrompido”.

De acordo com a fisioterapeuta Karla Gresik, do Núcleo Municipal de Saúde do Trabalhador, “os mutirões são fundamentais para reduzir a demanda entre os pacientes neurológicos. A aplicação da toxina botulínica é um procedimento de alto custo e alta complexidade assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Toxina - O uso da toxina Botulinica, muito conhecida como botox ou Dysport, vem sendo atualmente a principal indicação para tratamento, por exemplo, das distonias, que são contraturas dolorosas e mantidas de determinado grupo muscular, assim como da espasticidade, que ocorre com frequência após acidentes vasculares cerebrais, traumatismos raquimedulares e casos de paralisia cerebral.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...