quinta-feira, 12 de maio de 2016

Oferta de serviços de saúde marca Semana de Enfermagem da FTC Itabuna

      Para comemorar o Dia Mundial do Enfermeiro (12 de maio), professores e estudantes de Enfermagem da FTC Itabuna ocuparam a Praça José Bastos, em frente ao campus-sede da Faculdade, nesta quarta-feira, 11, para ofertar gratuitamente uma série de serviços de educação e prevenção em saúde para a comunidade. As ações contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital de Olhos Beira Rio e do Grupo Se Toque.
O evento, que fez parte da programação da XII Semana de Enfermagem da FTC, atraiu centenas de pessoas que aproveitaram dos serviços para medir taxas de glicemia capilar, aferir a pressão arterial e ocular, bem como buscar informações e orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e do colo do útero. A programação também incluiu um rodada de palestras no auditório Gervásio Oliveira, ocorrida à noite.

Após utilizar dos serviços ofertados, a dona de casa Rosineide Silva fez questão de ressaltar a importância da iniciativa da FTC para a comunidade. “Infelizmente, hoje vivemos num mundo marcado pela ganância, individualismo e deficiência na gestão pública. Entretanto, nos sentimos gratificados quando presenciamos iniciativas como essa, aonde uma instituição de ensino privada vem para a Praça com seus alunos e professores para cuidar das pessoas”
“Além do mais, todos estes serviços são importantes, porque através de um simples teste de glicemia, por exemplo, é possível detectar complicações com diabetes e buscar um tratamento imediato e eficaz”, disse Rosineide. Durante toda a manhã, foram atendidas mais de 300 pessoas nos stands instalados na Praça. Em parceria com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CEPART) da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados também Teste Rápido para HIV.
Após aferir a taxa de glicemia, o motorista Everaldo Dionísio destacou o quanto é salutar para a comunidade e os estudantes da FTC este tipo de ação, que acontecem para além dos muros da Faculdade. “Se por um lado a população é beneficiada com os serviços oferecidos, por outro os estudantes estão tendo a oportunidade de exercitar os conhecimentos construídos em sala de aula. Isso faz toda uma diferença, principalmente para um profissional que irá cuidar de vidas”, disse.
Por -Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...