segunda-feira, 9 de maio de 2016

Nova fase da Faculdade Aberta da Terceira Idade agrada participantes

       A nova fase da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FTerCeira Idade) está agradando os idosos que participam do projeto desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna. Neste semestre estão sendo implementandos novos cursos e oficinas, a exemplo do de Defesa Pessosal, Arte e Cultura, Legislação e Cidadania, bem como Dinâmica de Grupo, Alongamento, Treino de Equilíbrio e Propriocepção. Também são ofertados cursos de Saúde do Idoso, de Inclusão Digital, Nutrição e Psicologia e a Melhor Idade.
“Isso aqui está sendo uma maravilha para nós que chegamos à terceira idade e precisamos reapreender a viver numa outra perspectiva, buscando uma melhor qualidade de vida, conhecendo os nossos direitos e estabelecendo novas relações de amizade”. Assim a professora aposentada Creusa Maria de Oliveira Brito elogiou as atividades FTerCeira Idade. Natural de Salvador e há 8 anos desenvolvendo um trabalho missionário no Sul da Bahia, ela destacou o quanto tem sido importante a participação dela no projeto.

“Eu que vivi toda a minha vida na capital do Estado, após a aposentadoria não tinha tido a oportunidade de participar de uma atividade desta natureza, dedicada às pessoas da terceira idade. No ano passado fiquei sabendo que a FTC oferecia gratuitamente esse serviço e logo procurei me inscrever. Estou muito feliz por tudo que estou vivendo e aprendendo aqui, principalmente agora com a diversificação das oficinas e cursos”, disse Creusa Maria.
         Participando das atividades da Faculdade Aberta da Terceira Idade desde a sua implantação em 2010, a também aposentada Helena Marinho Capistrano Silva também revelou estar muito contente com a nova fase do projeto. “Todos os dias nós aprendemos sempre algo novo em relação aos cuidados com a saúde, aos nossos direitos, à alimentação nutritiva e, agora, através das oficinas de arte e cultura estamos aprendendo pintura e também a cuidar da nossa aparência”.
         “Tudo isso é muito importante porque mexe com a nossa autoestima e nos afasta da ociosidade e, consequentemente, da depressão. Eu não me canso de propagar o quanto bem a FTC tem nos feito proporcionando nossa participação neste projeto, inclusive, ampliando nossas relações de amizade”, afirmou Helena Marinho.   Para a estudante Juliana Ferreira, do 6º semestre do curso de Engenharia Civil, o seu envolvimento nas oficinas de Arte e Cultura tem sido muito gratificante.
“Trabalhar com as pessoas da terceira idade está me fazendo ver e entender a vida de outra forma. Pois, aqui nós aprendemos a respeitar e a valorizar a dignidade das pessoas”, opina a acadêmica. Implantado no ano de 2010 como um projeto institucional focado na ação cidadã e de responsabilidade social, a FTerCeira Idade conta com a atuação de alunos e professores dos diversos cursos da Faculdade e visa promover o desenvolvimento continuado do ser humano na terceira idade e a validação da existência longa e saudável.
__________________________________
Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...