terça-feira, 24 de maio de 2016

Estudantes realizaram Oficina de Odontologia no centro de Ilhéus

 Estudantes do segundo semestre do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus realizaram uma oficina de cuidados bucais na Praça Pedro Mattos – em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, no centro histórico da cidade, sob a coordenação da professora Débora Ribeiro Lacerda, que ministra a disciplina Cariologia.  O trabalho, que faz parte do projeto Interdisciplinar da instituição, tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que precisam ser tomados para evitar o surgimento de cárie nos dentes e outras doenças como a gengivite.


O curso de Odontologia é coordenado pelo Professor Fábio Silveira e formará sua primeira turma de bacharéis no próximo ano. Durante a atividade, as pessoas que chegavam ao local eram convidadas a visitar as ilhas de informações sobre Dieta Cariogênica, Diagnóstico da Cárie, Controle Químico e Controle Mecânico.  Segundo a estudante Millca Andrade, o enxaguante bucal é um auxiliador da higiene da boca que não deve substituir a escovação e nem deve ser usado diariamente.  Já Felipe Veloso explicou que há uma diferença entre enxaguante terapêutico e o profilático, esse de uso comum.

Açúcar - Conforme a estudante Maclovia Alves Viana os alimentos não cariogênicos são aqueles que possuem na sua composição uma quantidade aceitável de açúcar. “Por possuírem uma quantidade pequena de açúcar eles não vão influenciar de forma muito radical na aquisição da cárie ou na aparição da cárie na cavidade dental. Além de não serem cariogênicos, esses alimentos também podem ser chamados de alimentos adstringentes, como é o caso da maçã, da pera, de vegetais como a cenoura, que por serem alimentos duros, quando a gente mastiga vão estar instigando a salivação”, afirmou.

Maclovia acrescentou ainda que “quanto maior o fluxo salivar, mais saudável vai ser a nossa boca. É o fluxo salivar que funciona no processo de limpeza da boca, dos micro-organismos que poderiam vir a causar a cárie. Então, os alimentos não cariogênicos ou anti-cariogênicos vão ajudar a não formação da cárie e também na limpeza da cavidade oral de outros alimentos cariogênicos que foram consumidos anteriormente.”. 

Segundo Joice Cardoso dos Santos, os alimentos anticariogênicos são o leite e outros produtos lácteos. “O alimento mais anticariogênico é o queijo, porque ele ajuda na prevenção da cárie. No momento da mastigação, ele vai estimular a saliva, e a saliva ajuda a limpar os dentes e também a reduzir o açúcar proveniente de outros alimentos que você ingeriu”, disse.

A graduanda de Odontologia Isadora Bahia informou, durante a oficina, que os alimentos mais cariogênicos são os refrigerantes, doces e biscoitos recheados. “Uma lata de Coca-Cola equivale a três colheres de sopa de açúcar. Dentre as frutas, a que tem uma carga glicêmica maior é a uva. E o abacaxi é a mais ácida”, declarou. E sobre acidez, Bruno Couto alertou para o uso de isotônicos, que são aquelas bebidas que as pessoas de academia e as que fazem práticas esportivas tomam para se hidratar e para repor os sais minerais do corpo. “Essas bebidas são extremamente ácidas, elas são mais ácidas que a Coca-Cola e podem causar erosão dentária atacando o esmalte dos dentes.” explicou o estudante.

Yasmin Farias instruiu a população para o uso correto da escova e do fio dental. “O controle mecânico significa a remoção da placa bacteriana (acúmulos de bactérias presentes em nossa boca), principal causa do aparecimento de cáries e de doenças periodontais, e pode ser feito pelo profissional, no consultório, ou pelo próprio indivíduo na escovação.” acrescentou.

Por - Zé Carlinhos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...