quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estudantes de Odontologia da Faculdade de Ilhéus promovem oficina de higiene no Lar dos Idosos

 Por - Zé Carlinhos - Estudantes de Odontologia da Faculdade de Ilhéus visitaram o Lar dos Idosos da Fundação Baldoíno Lopes de Azevedo, localizado no bairro de Fátima, em Itabuna, para desenvolver uma palestra sobre higiene bucal, técnicas de escovação, cuidados com a prótese e alimentação saudável. A atividade educativa com idosos foi a proposta dos graduandos do terceiro semestre para o trabalho da turma no projeto interdisciplinar que a faculdade realiza semestralmente.  


Segundo a estudante Hyla Fernanda Matos da Silva, durante a atividade acompanhada pela professora Débora Ribeiro Lacerda, “os idosos fizeram muitas perguntas, tiraram dúvidas a respeito da gengivite, como deve ser feita a limpeza da prótese, se pode colocar a prótese apenas dentro da água. Muita gente não sabia da escovação da prótese.“. Ela também relatou que uma senhora que tem dificuldade de movimentação com uma das mãos, quis saber, no seu caso, como deve ser feita a utilização do fio dental. Os estudantes esclareceram que, no caso específico, a limpeza com o fio dental deve ser feita pelos cuidadores. Eles também explicaram que o fato de não ter dentes não significa que não deva fazer a higienização. E enfatizaram que “é necessário, sim, fazer a higienização não só da prótese mas também da gengiva, da língua e das bochechas, com escova de cerdas macias ou gaze umidificada com água.”.

Ao som de músicas juninas, os estudantes interagiram com os idosos, promoveram brincadeiras e dançaram com alguns mais dispostos. Eles também levaram mantimentos arrecadados na faculdade para o abrigo. Ao final, a idosa Alzira Laura da Silva, que pretende lançar dois livros, um para o público infantil “Cala-te Boca” e outro para o público adulto “Somos Silva, sim Senhor”, agradeceu aos estudantes em nome do grupo.  

A professora Alzira Laura, acolhida pela fundação, declarou que “se o mundo estivesse cheio dos baldoínos, o mundo seria mais leve, mais agradável, mais terno, porque Dr. Baldoíno é a própria ternura personificada”. Por sua vez, o presidente da fundação, médico Baldoíno Azevedo, informou que 117 idosos residem no local, mas nem todos podem se locomover. “Temos um berçário onde fica a turminha mais velha”, acrescentou. Ele informou que 80% dos idosos são pessoas abandonadas pela família e que a fundação assiste ainda a mais 25 idosos cadeirantes num outro espaço, nas proximidades do Hospital Manoel Novais.

História - A Fundação foi criada em abril de 1987, pelo médico Baldoíno Lopes de Azevedo, tendo por prioridade o atendimento de crianças carentes em ruas do bairro de Fátima. Assim nasceu a Creche Pequeno Lar, com aulas regulares e em regime de semi-interno. Em função da necessidade de continuar a obra social, foi inaugurado o abrigo Lar dos Idosos. Mais tarde, por solicitação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, foi iniciado o acolhimento de pessoas sem recursos de outros municípios, acometidas por neoplasias, que teriam que fazer tratamento em Itabuna, surgindo Casa de Apoio aos Portadores de Câncer. Em 2007, para atender nova demanda, a Fundação passou a integrar  em seus domínios a Casa de Apoio ao Portador de HIV, recebendo pacientes encaminhados pelo Centro de Referência Dr. Júlio de Brito.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...