segunda-feira, 18 de abril de 2016

Samu de Ilhéus recebeu mais de 47 mil ligações no primeiro trimestre de 2016

Clique para obter OpçõesMas os trotes dificultam o trabalho dos socorristas. A unidade recebeu em janeiro e fevereiro 3 mil e 630 ligações telefônicas
Clique para obter OpçõesO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus recebeu nos meses de janeiro, fevereiro e março, deste ano, 47.549 chamadas por meio do telefone 192, enquanto o número de orientações/atendimentos médicos foi superior a 3 mil. No entanto, um problema antigo ainda atrapalha o trabalho realizado pelo órgão: os trotes, que chegaram, nesse período, a mais de 10% do total de ligações recebidas (5.423).

O secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, salienta que muitas vezes as vítimas podem deixar de ser atendidas porque os profissionais da unidade estão com as linhas telefônicas ocupadas por trotes ou até mesmo com ambulâncias se dirigindo a casos não reais. Ele ressaltou que a população deve se conscientizar que esse tipo de atitude coloca em risco outra vida que poderia ser atendida pela equipe do Samu.
O coordenador regional do Samu Ilhéus/Valença, Marcos Vinícius Gonçalves Pinto, lembra ainda que nos meses de janeiro de fevereiro deste ano os técnicos do Samu prestaram os seguintes atendimentos pré-hospitalares: somente com a unidade básica foram cerca de 1.300 ações, com a ambulância dotada de UTI móvel foram cerca de 150 casos, e a motolância realizou 106 socorros.
Gonçalves salienta que a soma total de ligações inclui aquelas realizadas das outras sete cidades que estão sob a coordenação de Ilhéus, a exemplo de Uruçuca e Valença, além de chamadas interrompidas por motivos diversos, feitas por engano, repetidas ou, ainda, orientações prestadas pela equipe de socorro por telefone, quando não é identificada a necessidade de deslocamento da ambulância.
Outros atendimentos – As equipes do Samu-192 de Ilhéus também prestaram, no primeiro trimestre desse ano, atendimentos de urgência e emergência com pacientes clínicos (adulto e pediátrico), traumáticos, obstétricos, psicológicos, queimaduras, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, afogamento, congestiva, cardiovascular e óbitos. 

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...